Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
14/05/2020 às 15h26min - Atualizada em 14/05/2020 às 15h26min

Dois médicos são internados em Barra do Garças por causa da Covid

O município tem sete profissionais infectados com o vírus. Pacientes confirmados são mais de 40 pessoas e infelizmente 4 óbitos

Araguaia Notícia


É muito triste saber que o vírus já está em transmissão comunitária e com mais de quarenta infectados. Entre os quais, sete profissionais de saúde conforme. Dois médicos estão internados: o médico cubano Pedro Sarduy, conforme o site Araguaia Notícia divulgou pela manhã; e o médico Wilson Vilela (diretor da UPA de Barra do Garças).

Na semana passada, Wilson gravou um vídeo onde informou que estava aguardando um exame para confirmar se estava ou não com Covid. Ele explicou que era asmático e por isso estava muito preocupado. A informação que ele foi internado com um pequeno desconforto respiratório no Hospital MedBarra.

E outro médico é o cubano Pedro Sarduy, de 56 anos, que atuou em Canarana e Xingu inclusive com a saúde indígena naquela região. Ele testou positivo no dia 9/5 e infelizmente foi parar na UTI.

A esposa dele, a técnica em saúde Sandra, informou que o marido está se recuperando e que ontem conseguiu se alimentar sozinho. Todavia, no início foi complicado e por duas vezes ele teve risco de ser entubado, mas graças a Deus não chegou a esse ponto.

Sarduy chegou ao Brasil em 2015 e se casou com Sandra em 2016. A esposa ressaltou que Sarduy é muito forte e gosta de esporte e faz caminhadas de 30 km em Barra do Garças e sabe como que o vírus conseguiu infectá-lo desse jeito. Ela ponderou que estava no Parque Nacional do Xingu a trabalho e que não tinha contato com o marido desde o dia 21/4. 

“Essa doença é muito cruel porque provoca a solidão do paciente. Ele não pode ter apoio da família (pelo risco de contaminação nem pode ir no hospital) e fica sozinho. Só é acompanhado a distância pelos anjos da saúde (profissionais da saúde) que lá ficam para salvá-los. Pode dizer e acalmar as pessoas que o conhecem que ele está cada dia melhor”, explica Sandra, que atua com a saúde indígena e teve que retornar às pressas para acompanhar o tratamento do esposo. "Mas creio que logo receberá alta", finalizou. 

Há informações de mais uma médica que testou positivo na terça-feira e que entrou de licença para tratamento.

E mais quatro profissionais sendo uma fisioterapeuta e três enfermeiros. A informação que todos estão bem e franca recuperação. Devido ao risco de contaminação não está sendo fácil para as prefeituras formar equipes para linha de frente no tratamento da Covid, seja em Barra do Garças como também nas cidades vizinhas.

Alguns profissionais alegam salários baixos para o risco existente, comorbidades (pré-disposição) e acabam recuando de irem para ponta. “Não está sendo fácil formar equipes especificas para essa batalha e os que estão indo merecem todo nosso respeito e admiração porque são corajosos pois arriscam a própria saúde para salvar vidas”, destacou a secretária Clenia Monteiro que destacou que a prefeitura está dando todas as condições de equipamento para os profissionais que atuam na rede pública.  
 
No Brasil
 
O número de enfermeiros afastados do trabalho devido à contaminação pelo novo coronavírus aumentou cerca de 48 vezes no Brasil entre os dias 5 de abril e 5 de maio, aponta levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Desde o início da pandemia, 108 profissionais teriam morrido em decorrência da doença no território brasileiro.

Segundo o estudo, no início do período analisado, eram 230 casos suspeitos ou confirmados, mas, ao final, esse número saltou para 11 mil. Já em relação aos óbitos, que eram 30, foram para 94.

Até esse domingo (10), subiu para 12 mil afastamentos e 98 o número de mortes desses profissionais, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90