Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/05/2020 às 14h43min - Atualizada em 05/05/2020 às 14h43min

Vídeo mostra botos encalhados no rio Araguaia sendo salvos por turistas

Araguaia Notícia


Um vídeo, que está circulando na rede social, mostra o carinho e a admiração de turistas pela fauna e flora da região do rio Araguaia na divisa de MT e GO. Na sexta-feira (1/5), turistas que estavam aproveitando o feriado e foram até a cidade de Araguaiana-MT, a 51 km de Barra do Garças, flagraram a situação de dois botos que estavam encalhados num banco de areia do rio Araguaia e que foram salvos pelos turistas.

Como os rios estão com nível reduzido de água acabam formando alguns bancos de areia onde botos e peixes maiores ficam presos e não conseguem nadar para o canal do rio e se tornam presas fáceis para pescadores. 

O vídeo registra toda emoção dos turistas em presenciar essa cena e que ajudam a desencalhar os botos. Na imagem é possível ver que são um boto adulto e outro, filhote.



Vale dizer que os botos são considerados animais em extinção infelizmente na Bacia Araguaia e quando vistos se tornam admirados por turistas e que os comparam aos golfinhos. Todavia, há pescadores, que não gostam dos botos com alegação de que eles atacam os lugares de pesca e até mesmo tirando peixes das redes e varas de pescar. Porém é importante registrar que a pesca de rede é considerada criminosa e combatida em alguns estados. 

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido de embargo na construção de usina no rio Garças na região de Barra do Garças devido ao risco de extinção do boto rosa também existente na bacia do Garças.

Acompanhe o vídeo e admire esse gesto digno de elogios de toda a sociedade que ama e protege a natureza:
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90