Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/04/2020 às 12h06min - Atualizada em 26/04/2020 às 12h06min

Boletim de domingo, Barra do Garças tem 3 casos de Covid e 2 suspeitos

Um novo relatório foi divulgado pela SMS que pede as pessoas que continuem lavando as mãos, mantendo distanciamento social e usando máscaras caso tenha que sair de casa

Araguaia Notícia


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barra do Garças divulgou no domingo (26/4) o boletim mais atualizado sobre a Covid-19 no maior município do Vale do Araguaia que permanece com 3 casos confirmados( um óbito e duas pacientes internadas) e agora tem mais dois casos suspeitos que aguardam resultado de exame do laboratório central em Cuiabá.

Os casos confirmados são os mesmos verificados no Hospital MedBarra onde deu entrada o caminhoneiro de 54 anos, a esposa de 40 e a filha de 18 anos. Infelizmente o caminhoneiro faleceu dia 20/4 e as mulheres estão internadas, mas em franca recuperação e logo devem receber alta.

Tem mais um caso confirmado na região, do caseiro de 62 anos que teve contato com a família do caminhoneiro, todavia foi verificado pelo município de Pontal do Araguaia e na sexta-feira com todo cuidado que é necessário esse paciente que estava em casa foi transferido por medida de precaução para UPA de Barra do Garças, que é referência do município portelense. Todavia, este diagnóstico do caseiro entra na estatística como caso de Pontal do Araguaia.

O boletim de domingo de Barra do Garças explica que o município já teve 22 notificações. Três casos confirmados de Covid; dois casos suspeitos (que aguardam resultado de exame); dois que foram classificados como síndrome gripal; 15 descartados; 4 internados e 1 óbito.
 
Os Casos aqui informados são aqueles notificados em todos os serviços hospitalares do Município de Barra do Garças (Público e Privados).

CASOS SUSPEITOS SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) é Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU Pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. EM CRIANÇAS: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIO LABORATORIAL caso suspeito de SG ou SRAG com teste de: Biologia molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARS-CoV2, Influenza ou VSR): • Doença pelo Coronavírus 2019: com resultado detectável para SARS-CoV2. • Influenza: com resultado detectável para Influenza. • Vírus Sincicial Respiratório: com resultado detectável para VSR. Imunológico (teste rápido ou sorologia clássica para detecção de anticorpos): • Doença pelo Coronavírus 2019: com resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG. Em amostra coletada após o sétimo dia de início dos sintomas.

POR CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO Caso suspeito de SG ou SRAG com: Histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

CASOS DESCARTADOS CASO DESCARTADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-2019): Caso suspeito de SG ou SRAG com resultado laboratorial negativo para CORONAVÍRUS (SARSCOV-2 não detectável pelo método de RT-PCR em tempo real), considerando a oportunidade da coleta OU confirmação laboratorial para outro agente etiológico.

TRANSMISSÃO LOCAL São casos de pessoas que se infectaram com vírus Sars-Cov2, não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado confirmado.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA São casos de transmissão do vírus entre a população onde não se pode determinar a origem do contágio.

ATENÇÃO!!! OS TESTES RÁPIDOS SÃO DE TRIAGEM e NÃO DE DIAGNÓSTICO. PARA O USO DE TESTES RÁPIDOS, OS MESMOS PRECISAM TER A VALIDAÇÃO PELA ANVISA E INCQS, SENDO ASSIM, A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO-SES/MT NÃO FARÁ ESSA AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES. POR ESSE CRITÉRIO, ESTÁ SENDO PADRONIZADO QUE OS CASOS SINTOMÁTICOS QUE TIVEREM TESTE RÁPIDO IGM, E QUE A INVESTIGAÇÃO ESTEJA CONCLUÍDA E LANÇADA NO SISTEMA OFICIAL SIVEP-GRIPE, SERÃO CONTABILIZADOS COMO CASOS CONFIRMADOS E ENTRARÃO NO BOLETIM NORMALMENTE.
É IMPORTANTE DESTACAR QUE OS TESTES RÁPIDOS NÃO SÃO DE PRIMEIRA ESCOLHA PARA O MONITORAMENTO DE CASOS SUSPEITOS, DEVENDO SER AVALIADOS EM CONJUNTO COM A CLÍNICA E A HISTÓRIA EPIDEMIOLÓGICA. O USO SEM CRITÉRIOS EPIDEMIOLÓGICOS PODE APRESENTAR RISCO.



Boletim de domingo 26/4
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »