24/04/2020 às 22h20min - Atualizada em 24/04/2020 às 22h20min

Secretaria de Ação Social entrega kits de higiene a moradores de rua em Barra do Garças

A abordagem social contou com apoio de uma enfermeira da saúde e colaboração da Polícia Civil, Defesa Civil e Defensoria Pública

Araguaia Notícia


A equipe de Abordagem Social da Secretaria de Ação Social da prefeitura de Barra do Garças esteve na sexta-feira (24/4) realizando uma ação de atendimento aos moradores em situação de vulnerabilidade no município. Além de orientações, eles receberam kits de higiene com creme dental, sabonete e máscara que foram ofertados por colaboradores da sociedade.

“Esse trabalho de abordagem social sempre foi feito pela prefeitura, e agora devido a pandemia de coronavírus, estamos intensificando essa ação”, destacou a psicóloga Márcia Couto, da equipe de abordagem social que ainda conta com o psicólogo Dyumdy Araújo Makishi; Lorena Souza e Marcos Felipe.

Márcia agradeceu também ao apoio do prefeito Roberto Farias e da secretária de Ação Social Ida Madalena que pediram a intensificação deste serviço de abordagem. A prefeitura tem um cadastro com as informações dos moradores de rua que são sempre orientados a procurarem a Casa de Acolhimento, de retornarem convívio familiar ou quem sabe um tratamento numa casa terapêutica.

Todavia, a maioria ignora as orientações e optam em permanecer nas ruas. Sobre o risco de contaminação do coronavírus, eles demonstram que sabem o que está acontecendo e o risco eminente. Durante abordagem de sexta-feira, eles pediam os kits e a todo instante perguntavam se tinha algum caso confirmado na Barra de coronavírus. Eles foram orientados em caso de febre e dores no corpo que devem procurar a UPA ou ligarem para o Corpo de Bombeiros.



A enfermeira Juliana Monção, cedida pela Secretaria de Saúde, auxiliou nesta ação com um equipamento para verificar a temperatura corporal (termômetro de testa) e orientou sobre sinais e sintomas da Covid-19. O trabalho de abordagem começou na Praça Sebastião Júnior passou pela calçada do colégio Cristino Cortes, na sequencia esteve na rodoviária Lídio Pereira e por fim debaixo da ponte Voadeira onde foi encontrado um grupo naquele lugar.

O atendimento humanizado, partindo do pressuposto de que devemos entender a angústia e dificuldade do outro, tem estreitado o relacionamento entre a equipe de abordagem e os moradores de rua que hoje confiam no trabalho da equipe. “Quando um deles está doente procura a gente. Pedem remédios ou exames e com apoio da saúde encaminhamos os pedidos. A nossa luta principal é convencê-los que voltem ao convívio familiar ou quem sabe uma clínica de recuperação”, explicou Márcia.

Em nome da equipe de abordagem social, Márcia agradeceu também a participação da Polícia Civil, Defensoria Pública, Defesa Civil neste serviço necessário em Barra do Garças. Na semana que vem a prefeitura fará também um trabalho de desinfecção das praças e avenida ministro João Alberto cujo serviço começou com hospitais, rodoviária e terminal de coletivos.

Esse procedimento padrão acontece em cidades onde já teve casos confirmados de coronavírus. Barra do Garças tem duas pacientes internadas no MedBarra e teve um óbito de um homem de 54 anos.

O serviço de abordagem social foi acompanhado pelo colega Divaldo Pereira (Nenem da Ueva) e logo abaixo tem os links com as filmagens que ele realizou durante este serviço. Muito interessante para conhecermos um pouco mais da vida destas pessoas que merecem todo nosso respeito e incentivo para mudarem de vida.
 
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »