Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/04/2020 às 16h19min - Atualizada em 20/04/2020 às 16h19min

Secretaria de Saúde reforça ações em Barra do Garças após morte do 1º paciente de Covid-19

Esposa e filha de vítima testam positivo e estão sendo monitorados pelo hospital e Secretaria de Saúde

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


A morte do paciente de 54 anos que estava internado no Hospital MedBarra, em Barra do Garças, na madrugada desta segunda-feira (20), levou a Secretaria Municipal de Saúde a reforçar as medidas de prevenção contra o coronavírus. A confirmação do primeiro caso de coronavírus aconteceu na noite de sexta-feira (17) e quatro dias depois, o paciente veio a óbito.

O paciente teve amostras encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e testou positivo para Covid-19. A esposa de 40 anos e a filha, de 18, também foram internadas com os primeiros sintomas e nesta manhã de segunda-feira, o resultado também apontou positivo para a mesma doença. Ambas estão isoladas no Hospital MedBarra.

Segundo a secretária de Saúde, Clênia Monteiro, agora são três casos confirmados em Barra do Garças, um deles com óbito. “Era uma notícia que não gostaríamos de dar, mas estamos aqui pedindo a população para que tenha mais cuidado e fique em casa. Nos ajudem, pois, sem consciência, nós não vamos conseguir vencer esse inimigo”, disse.

Clênia Monteiro afirmou que a Vigilância Sanitária do município levantou o histórico do paciente e da família para monitorar possíveis locais onde eles poderiam ter visitados, porém, a informação é que eles ficaram isolados em casa. “Eles não foram irresponsáveis. Permaneceram em isolamento na fazenda onde moravam. Lá, inclusive, existe um caseiro e já colhemos amostra para a realização do exame pelo Lacen”, completou a secretária.

“O que precisa ser feito pelo município, ele está fazendo. A Secretaria de Saúde está trabalhando dia e noite para orientar a população e peço aqui a todos para evitar informações inverídicas nas redes sociais como tem acontecido, pois, só colabora para causar pânico na sociedade”, pediu, lembrando que essas informações se propagam com muita rapidez e acabam sendo prejudiciais para a cidade e os órgãos de saúde.



Estrutura

A secretária de Saúde informou ainda que toda a estrutura de saúde do município está à disposição da população. Segundo ela, o espaço da antiga UTI está em reforma com entrada estratégica para o atendimento dos casos confirmados de coronavírus, evitando que os pacientes passem em outras áreas do hospital municipal.

De acordo com Clênia Monteiro, a saúde pública dispõe hoje de 26 respiradores com capacidade para atender 52 pessoas e outros 30 foram solicitados ao Governo do Estado pelo prefeito Roberto Farias. Na área da antiga UTI a Prefeitura pretende instalar outros 10 leitos com respiradores.

Além disso, a Prefeitura dispõe também de todas as unidades básicas de saúde, as policlínicas dos bairros Santo Antônio (duas) e São José, a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) e o Hospital e Pronto Socorro Milton Morbeck para o atendimento da população.

A secretária estava acompanhada pelas coordenadoras de Saúde, Lidyane Synara, Epidemiológica, Maria Auxiliadora Dantas e pelo médico Wilson Vilela, diretor técnico da UPA.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »