Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/10/2013 às 19h56min - Atualizada em 12/10/2013 às 19h56min

Fórum de Barra inaugura sala de conciliação para reduzir processos

Olhar Juritico
Olhar Direto

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) Clarice Claudino da Silva participou na última sexta-feira (11) em Barra do Garças da inauguração da Câmara de Mediação, ou simplesmente, sala de conciliação, que terá o desafio de reduzir o número de processos acumulados na comarca. Levantamento recente apontou que cada juiz de Barra tem acumulado dois mil processos. São ações com mais de dez anos de tramitação e alguns sem solução.

“As câmaras de conciliação tem um papel importante que é agilizar o atendimento com as partes sendo convocadas com a participação de um mediador para buscar um entendimento. Eu acredito que ela será bem aceita nessa comarca”, destacou a desembargadora.

O diretor do Fórum de Barra do Garças, juiz Michel Lotfi Rocha da Silva, explicou que as pessoas podem solicitar que os processos sejam encaminhados para conciliação onde os prazos são rápidos com a presença dos advogados das partes como já acontece por exemplo no juizado de pequenas causas.

O presidente da subseção da OAB-BG, Leonardo da Mata, parabenizou a implantação da sala de conciliação que também será um avanço para advocacia. “O profissional do direito quando for possível certamente orientará o cliente a buscar a conciliação. Em qualquer situação é melhor um entendimento do que uma demanda judicial que pode levar anos por causa dos recursos”, destacou.

O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias (PSD), prestigiou a inauguração da sala de conciliação e disse que a prefeitura também buscará esse serviços para agilizar os seus processos emperrados no Judiciário. “Essa câmara de conciliação vai corrigir falhas de processos que ficam vinte anos tramitando e muitas das vezes as partes morrem e não conseguem nem ver o resultado”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Barra, Miguelão Moreira (PSD), parabenizou o Judiciário pela novidade que segundo ele contribui com o crescimento da cidade que é referencia na região do Araguaia. Os vereadores Comandante Barbosa, Geralmino Neto e Odorico Kiko prestigiaram também o evento.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90