16/04/2020 às 13h56min - Atualizada em 16/04/2020 às 13h56min
Aragarças conseguiu aprovar calamidade após vereadores e prefeito superarem diferenças
Alego aprova calamidade de municípios goianos
Araguaia Notícia
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vem realizando remotamente as sessões de interesse do povo goiano e já aprovou decretos de calamidade pública de diversas prefeituras, em virtude da pandemia do novo coronavírus. E um deles que aparece na relação é o município de Aragarças-GO que conseguiu aprovar a calamidade após vereadores e prefeito superarem diferenças e a matéria ter sido aprovada por 5 votos a 4.
Votaram a favor do decreto: os vereadores Nego Leão, Titi, Marcivon, Plinio Leão e Celso Barros, que foram segundo o prefeito José Elias ‘sensatos e comprometidos’ com a preocupação de Aragarças para que a cidade esteja preparada caso o vírus chegue por aqui. Zé agradeceu a compreensão dos vereadores e convidou aos demais parlamentares para que se unam em favor de Aragarças e contra a pandemia.
Com o reconhecimento da situação crítica em saúde pública, os municípios ficam autorizados a fazer compras emergenciais relativos ao enfrentamento da Covid-19, ou seja, compras na saúde.
Já foram aprovados decretos dos seguintes municípios: Goiânia, Formosa, Goianira, São Miguel do Passa Quatro, Santa Helena, Uruana, Jataí, Anápolis, Catalão, Bela Vista de Goiás, Uruaçu, Santa Tereza de Goiás, Vicentinópolis, Paraúna, Ipameri, Firminópolis, Rio Verde, Paranaiguara e Aparecida do Rio Doce, Aragarças, Itauçu, Pires do Rio, Palmelo, Aruanã, Leopoldo de Bulhões, Cezarina, Rio Quente, Iporá, Itarumã, Rianápolis, Davinópolis, Varjão, Gameleira de Goiás, Goianésia, Alexânia, Bonfinópolis, Vila Propício, Montividiu, Aparecida de Goiânia, Maurilândia, Luziânia, Brazabrantes, São Luiz do Norte, Silvânia e Campos Belos.
O decreto de calamidade somente foi aprovado após muita insistência do prefeito Zé Elias e foram necessárias duas sessões para sua aprovação. A oposição que era contra a decretação de calamidade rachou e finalmente a matéria.
A Câmara Municipal ficou responsável também de criar uma comissão com três vereadores que vão acompanhar todas as medidas que a prefeitura executar durante esse período de calamidade
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI