Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/04/2020 às 20h00min - Atualizada em 12/04/2020 às 20h00min

Uso de máscaras em MT contra coronavírus é obrigatório a partir do dia 13/4 e pode ter multas

O governo diz que haverá multas para quem ignorar a recomendação, porém ainda não divulgou detalhes de como será a penalidade

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Todo mundo de máscara e prevê multas aos que ignorarem a recomendação


Começa nesta segunda-feira, dia 13/4, a campanha 'eu cuido de você, você cuida de mim' que prevê que os mato-grossenses devem usar máscaras de proteção ao coronavírus. 

O Governo de Mato Grosso anunciou no domingo (12/4) que fará uma série de ações de conscientização, durante esta semana, em decorrência da obrigatoriedade do uso da máscara em empresas privadas e nos órgãos da administração pública.

O governo também prevê multa para que não cumprir, no entanto, ainda não divulgou detalhes de como será a penalidade. O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.



Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.

Durante o lançamento da campanha, foi assinado um decreto que consta a obrigatoriedade do uso da proteção, em todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver em funcionamento.

A campanha e o decreto estimulam que as pessoas façam a própria máscara de tecido, principalmente, porque a cirúrgica deve ser reservada para os profissionais de saúde.

Blitz

Durante a semana passada, o Corpo de Bombeiros distribuiu máscaras de tecido à população, em vários pontos de Cuiabá, cidade que mais registrou casos de Covid-19, com 64 confirmações.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (11), são 121 casos confirmados em Mato Grosso e três óbitos registrados.

Multa

Na próxima semana, será divulgada as sanções para quem descumprir as medidas contidas no Decreto n. 437.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »