Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/04/2020 às 17h42min - Atualizada em 11/04/2020 às 17h42min

Nova portaria prorroga proibição de pesca por mais 1 ano em afluente do Rio Araguaia

A Cota Zero para o transporte de peixe continua vigente até 2022

AF Notícias
ARAGUAIA NOTÍCIA


Foi prorrogada a suspensão da pesca em todas as modalidades por mais um ano no Rio Caiapó, afluente do Rio Araguaia. A proibição vale para o trecho que vai da ponte localizada na rodovia TO-442, na divisa dos municípios de Araguacema e Caseara, até a foz.

A portaria nº 045 foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 5.578, no dia 6 de abril.

Conforme o Naturatins, o objetivo da proibição é garantir o repovoamento de peixes na região, uma vez que o local é considerado um importante berçário para inúmeras espécies e contribui para a preservação da biodiversidade nos recursos hídricos do estado do Tocantins, além de fazer parte da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, unidade de gestão do Naturatins.

Para o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, a portaria do Governo do Estado reflete a participação de vários parceiros. Ele lembra que a execução da política de recuperação do estoque pesqueiro daquele trecho do Rio Caiapó teve início com Acordos de Pesca.

“Nesta ação tivemos a participação fundamental da Embrapa com o Projeto Pescar, que contou com a atuação direta da Coopter - Cooperativa de Trabalho Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural e representantes da comunidade pesqueira dos municípios de Araguacema e Couto Magalhães, através das colônias de pescadores”, afirmou o gestor do Naturatins.

Entre as medidas do Instituto nesta ação, está o apoio técnico na estruturação da legislação, de maneira que as colônias de pesca possam resguardar aquela área de manejo. 

Os parceiros do projeto já verificaram que houve aumento no quantitativo de tamanhos e variação das espécies nos cursos d’água naquele trecho do rio.

“Vamos continuar apoiando esta iniciativa, que é muito positiva, em virtude de que os recursos pesqueiros da região que beneficiam diretamente as colônias de pesca locais, que são os profissionais envolvidos diretamente, já demonstram crescimento. A suspensão da prorrogação por mais um ano vai nos auxiliar a verificar os impactos positivos para o meio ambiente”, disse Albuquerque.

A Cota Zero para o transporte de peixe continua até 2022 por meio da Portaria nº 106/2019.

Repovoamento

A proibição da pesca naquele trecho do Rio Caiapó tem como finalidade garantir o repovoamento das espécies, bem como a sobrevivência das famílias de pescadores que têm nesta atividade o único meio de adquirir renda e manter suas famílias. Com a proibição da pesca por mais um ano, a proposta da portaria nº 045, do Naturatins é entre outras reduzir a escassez do pescado naquela região do Rio Araguaia.

Outra proposta importante da portaria que prorroga a suspensão da pesca, também considera o potencial socioeconômico da atividade de manejo participativo do pirarucu (Arapaima Gigas) e a necessidade de incentivo desta atividade pelo Governo do Estado, como prática de modelo de desenvolvimento sustentável.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »