Mato Grosso tem apenas 43,2% de sua população em isolamento social, ficando em 23º colocado no ranking do Brasil. Os dados foram contabilizados até a terça-feira (7) pela empresa de tecnologia In Loco.
Com monitoramento por celular, a empresa criou uma plataforma onde aponta a porcentagem da população do Brasil, dividida por estados, que está respeitando o isolamento social por conta do novo coronavírus, a Covid-19.
Mato Grosso teve seu ápice de população em casa no dia 22 de março, com 69% das pessoas em isolamento, mas o número vem caindo desde então.
O Distrito Federal lidera a lista com pessoas em casa, com 56,4% de seus habitantes em isolamento social.
Mato Grosso é seguido por Roraima, com 43,1% da população em isolamento, Rondônia, representando 42,5%, Mato Grosso do Sul em penúltimo lugar, com 41,7%, e por fim está Tocantins com apenas 40,7% das pessoas em casa.
Conforme a empresa, o monitoramento não coleta dados pessoais ou de identificadores únicos estáticos de dispositivos (IMEI e MAC). Os dados de localização também não serão comercializados ou compartilhados e devem ser excluídos assim que acabar a pandemia.
O Índice de Isolamento Social foi criado, de acordo com a In Loco, para ajudar a combater a Covid-19, auxiliando autoridades a direcionarem recursos de segurança pública, comunicação e saúde.