Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/03/2020 às 16h21min - Atualizada em 28/03/2020 às 16h21min

Prefeitura do Araguaia emite nota sobre paciente com suspeita de coronavírus que precisa de UTI

Agencia da Notícia
ARAGUAIA NOTÍCIA


O Município de Confresa por meio desta nota, vem esclarecer, a sociedade confresense que, na data de 26.03.2020, deu entrada na UPA um paciente com sintomas de base respiratória e com quadro de suspeita de infecção do COVID19. Após sua rápida internação, inclusive com intubação através de respirador, cujo município só dispõe de 05 (cinco) aparelhos, este foi rapidamente regulado no sistema apropriado para que o Estado de Mato Grosso disponibilize uma UTI para o seu tratamento.

Acontece que diante do quadro fático alertado pelo município já há dias, que com a propagação da contaminação do COVID19, é natural o colapso do sistema de saúde e as vagas ficarão cada vez mais difíceis. Com a Ação Civil Pública proposta pelo MPE, e deferida a liminar pelo Poder Judiciário, o município ainda não foi citado, mas, mesmo assim tem ciência da decisão judicial e tem atuado ativamente para que seja regulado o paciente inclusive a Secretaria Municipal de Saúde tem repassando informações constantes da situação ao Ministério Público.



O Município de Confresa cumprirá todos os protocolos de atendimento em saúde que lhe compete até que seja disponibilizado o leito de UTI e, assim realizarmos a transferência do paciente, pois, é expressamente proibido transferir paciente entubado sem vaga disponível.

Por fim, novamente externamos a preocupação de que leitos serão insuficientes não somente no Estado de Mato Grosso, mas, em todo o país e que o isolamento social é medida que se impõe conforme preconiza o Plano Humanitário da Organização Mundial de Saúde - OMS.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90