Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/03/2020 às 16h38min - Atualizada em 25/03/2020 às 16h38min

Ribeirãozinho inicia barreira sanitária contra coronavírus

Fernanda Moraes / Semana 7
ARAGUAIA NOTÍCIA


Começou na terça-feira (24/3), uma ação de barreira sanitária em Ribeirãozinho, com o sentido de diminuir a proliferação do contagio do novo coronavírus. O trabalho é realizado na entrada da cidade e funciona durante 24 horas, com três turmas trabalhando em turnos de 6 horas, sempre com um coordenador. A princípio, a ideia é que o trabalho seja feito por 15 dias, no entanto pode ser prorrogado, com pessoas que estão vindos de outro país, estado ou município.

A barreira é uma iniciativa da atual gestão do município e do comitê de enfrentamento ao coronavírus, com um trabalho de prevenção.

A secretária de saúde Rafaela Ribeira explica, “como o município é pequeno, estávamos tendo muita gente de outros municípios, para se refugiar aqui na cidade”, ela ainda fala sobre a estrutura da cidade, que por vez, não conseguiria prestar atendimento, caso a pandemia chegasse a Ribeirãozinho, “nosso município é pequeno, nossa estrutura hospitalar é mínima. Se aparecer pacientes infectados, não temos condições de tratar e nem cuidar do paciente aqui”.



No ponto de acesso, é feito uma triagem para averiguar se a pessoa esta apresentando algum sintoma de síndromes gripais, é realizada também uma verificação de onde o viajante está vindo, qual o motivo da viagem no município, se teve algum contato com pessoas que apresentavam algum sintoma de coronavírus e por fim é orientado a permanecer em casa e para não provocar aglomerações de pessoas.

O comitê de enfrentamento alerta a população, que ao receber parentes de lugares que já tem casos confirmados, devem comunicar a Secretaria Municipal de Saúde para receberem informações sobre o isolamento social.

O município também adotou o atendimento por agendamento para consultas eletivas [sem emergência], evitando assim, aglomerações nas unidades de saúde.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90