Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/03/2020 às 21h01min - Atualizada em 22/03/2020 às 21h01min

Estado avisa que prenderá quem desobedecer quarentena do coronavírus

Medidas drásticas foram anunciadas para conter expansão da doença em Mato Grosso

Folha Max
ARAGUAIA NOTÍCIA


O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (20), alertou as pessoas para o cumprimento da quarentena, no período de combate ao coronavírus. Segundo ele, as pessoas que descumprirem a determinação podem ser presas.

“Caso necessário, poderá ser feito uso da força para conter as pessoas que não obedecerem às medidas”, afirmou.

Entre as medidas restritivas adotadas pelo governo do estado está suspensão dos eventos públicos ou privados que promovam a aglomeração de pessoas. Parques públicos e privados também foram fechados.

Dentre as medidas adotadas pelo governo também estão:

• Bares, restaurantes e similares deverão ter lotação máxima de 50% de sua capacidade, atendendo ao distanciamento mínimo de 1,5m e as demais normas sanitárias;

• Transporte coletivo municipal e metropolitano somente poderá funcionar com os passageiros sentados;

• Fica proibido o transporte coletivo intermunicipal;

• Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida;

OUTRAS MEDIDAS

Alguns municípios também adotaram medidas mais drásticas para prevenir e combater o coronavírus. Cuiabá, por exemplo, determinou o fechamento do comércio entre 23 de março e 5 de abril. Neste período, o transporte coletivo também não irá funcionar.

Apenas supermercados, mercados, postos de gasolina e farmácias estão autorizadas a abrir. Mesmo assim, devem adotar medidas restritivas e fazer a assepsia dos ambientes.



CASOS

Na entrevista coletiva virtual, Figueiredo declarou que até o momento foram registrados 73 casos suspeitos de Covid-19 no Estado. Apenas um segue confirmado.

Em comparação a ontem, houve um aumento de 23,7% nos casos suspeitos. Nesta quinta, segundo a Secretaria de Saúde, eram 59 casos suspeitos.

Os casos são devidamente monitorados em 23 municípios do estado. As ocorrências que levantam a suspeita de Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (6), Aripuanã (3), Araputanga (1), Cuiabá (27), Nova Xavantina (2), Rondonópolis (5), São José do Rio Claro (2), Sinop (2), Ipiranga do Norte (1), Juína (1), Juruena (1), Campo Verde (2), Campo Novo do Parecis (3), Tangará da Serra (3), Várzea Grande (4), Primavera do Leste (2), Comodoro (1), Nova Monte Verde (1), Pedra Preta (1), Novo Horizonte do Norte (1), Peixoto de Azevedo (1), Poxoréu (1) e Cáceres (2).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90