Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/03/2020 às 13h53min - Atualizada em 20/03/2020 às 13h53min

Prefeitura decreta situação crítica por coronavírus

Em carta aberta, o prefeito reforça mudanças de hábitos

Semana 7
ARAGUAIA NOTÍCIA


O prefeito de Araguaiana, Getúlio Dutra (PSB), escreveu carta aberta à sua população nessa sexta-feira (20). O comunicado diz da necessidade de união de forças para o combate do vírus na cidade. Segundo Dutra, medidas já estão sendo tomadas pela sua gestão, respeitando sempre orientações de órgãos como Ministério da Saúde e governo estadual.

Através do decreto 14/2020 a prefeitura suspende eventos presenciais promovidos pela administração pública, suspensão por 15 dias, prorrogáveis, atendimento ao público nas secretarias municipais, suspensão pelo mesmo período, podendo se prorrogar, de empresas do setor privado nas mais diversas áreas, não se incluindo estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios, distribuidoras de gás, postos de combustível, supermercados e afins.

Nos supermercados, se limita ao número de cinco pessoas simultaneamente dentro do estabelecimento. À restaurantes, fica imposto a organização de suas mesas em no mínimo 1,5 metros de distância uma da outra. 

No transporte intermunicipal, as concessionárias e permissionárias de serviço público ficam suspensas por 15 dias, prorrogáveis. 

Se houver algum servidor com suspeita ou confirmação da infecção do vírus, o mesmo deverá se afastar em período previsto pelo atestado médico, e comunicar à sua chefia imediatamente. 



A partir da publicação do decreto, serão realizadas abordagens e monitoramento nas saídas e entradas do município, visando maior prevenção.

Veja abaixo a carta na íntegra:

Carta aberta à população de Araguaiana

Coronavírus (Covid - 19)

Sejamos Cuidadosos!

Ao povo Araguaianense, que somos conhecidos como um povo hospitaleiro, solidário e humilde, que está sempre disposto a estender a mão a quem precisa. Neste momento crítico, quem precisa somos todos nós. Como temos presenciado, o Brasil e o mundo atravessa uma situação delicada trazida pelo novo Coronavírus (Covid – 19), questão de saúde pública, os dados nos mostram a realidade. 

Diante deste caos que também se aproxima de nós, é necessário unir forças, sair da zona de conforto, modificar hábitos e repensar nossa forma de viver, e claro, pensar também no próximo, nos mais vulneráveis para que não venham passar pelo pior.

A situação é muito grave e o momento requer seriedade e muita responsabilidade.

Como representante maior deste município e deste povo que tanto amo, comunico que medidas já estão sendo tomadas, de acordo com as orientações das autoridades da saúde, do Estado e demais representantes e transmitidas ao decorrer desses dias. Não se trata apenas de cada um de nós, mas do bem-estar coletivo. Fique atento!

Neste sentido, venho pedir encarecidamente a todos: permaneçam em casa, cuidem de suas famílias, sacrifiquem o futebol, o encontro com os amigos, os encontros nas igrejas, diminuam o contato, evitem aglomerações para frear a pandemia e impedir que efeitos letais cheguem aos grupos de risco, como os idosos e pessoas com doenças preexistentes.

Quero ainda lembrar que a medida não serve apenas para quem tem sintomas do vírus ou quem faz parte dos grupos de risco. Sem o empenho dos mais jovens e dos assintomáticos, o contágio pode ser maior.

Vamos ficar longe para depois ficar perto e valorizar os momentos juntos como família e conviver em paz depois que tudo isso passar.

Sigam as instruções dadas neste momento: Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Evite aglomerações se estiver doente. Mantenha os ambientes bem ventilados. Não compartilhe objetos pessoais, dentre outras.

Araguaiana, sejamos cuidados!

Paz e bem! Deus abençoe!

Atenciosmente,

Prefeito Municipal
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »