Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/03/2020 às 12h58min - Atualizada em 19/03/2020 às 12h58min

Prefeitura de Barra do Garças cria Comitê de Situação para adotar medidas contra o novo coronavírus

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


O prefeito Roberto Farias criou por meio do Decreto 4.291/2020, um Comitê de Situação para monitorar e adotar medidas de enfrentamento de emergência em saúde pública para conter o novo coronavírus em Barra do Garças. Oito órgãos ligados diretamente com a questão já estão atuando com a adoção de medidas dentro do município e o acompanhamento diário dos casos registrados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Entre as medidas que já estão em vigor, constam a suspensão das aulas da rede municipal de ensino pelo período inicial de 15 dias; cancelamento de eventos públicos e privados (incluindo a Semana Santa no Araguaia e as feiras livres); cancelamento das atividades com os idosos pelo prazo de 30 dias (grupo mais vulneráveis a doença); disponibilização de leitos exclusivos no Pronto Socorro para pacientes,  em caso de confirmação do contágio  com o novo coronavírus e realização de campanhas de prevenção, entre outras.

O Comitê de Situação é formado pelo Gabinete do prefeito; Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Comunicação Social, Assistência Social, Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Procuradoria Jurídica e Defesa Civil. 

Dados oficiais em MT

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, nesta quarta-feira (18), 25 casos suspeitos monitorados no Estado, não existindo casos oficialmente confirmados da doença. As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (2), Araputanga (4), Cuiabá (6), Nova Xavantina (2), Rondonópolis (4), São José do Rio Claro (1), Sinop (1), Ipiranga do Norte (1), Campo Verde (1), Campo Novo do Parecis (1) e Cáceres (1). 

Barra do Garças havia registrado apenas um caso suspeito, já excluído pela Secretaria de Saúde do Estado.


Os casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam a realização de exames de contraprova no Laboratório Central (Lacen) – para validação do resultado divulgado – ou a apresentação da documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional, que podem validar as análises. Até o momento, a SES e o Ministério da Saúde não confirmam casos da doença em Mato Grosso.

Recomendações

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que não sejam divulgadas informações inverídicas como vem ocorrendo em Barra do Garças nas redes sociais, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

A Secretaria orienta ainda os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus, são:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.



Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90