Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/10/2013 às 15h34min - Atualizada em 02/10/2013 às 15h34min

Unidades do PSF são reformadas e mais quatro serão instaladas no interior de Mato Grosso

Olhar Direto
Edevilson Arneiro

As quatorze unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Barra do Garças serão reformadas e mais três serão implantadas no município para ampliar o atendimento na saúde básica. A primeira unidade reformada, a do Jardim Pitaluga, foi entregue pelo prefeito barra-garcense Roberto Farias (PSD), terça-feira (1), com a presença de secretários, coordenadores e vereadores.

O PSF do Pitaluga recebeu um compartimento para o manuseio do lixo hospitalar de acordo com a Vigilância Sanitária. A sala de vacinação foi modernizada com novos equipamentos de refrigeração. O médico Domingos Pereira Leão agradeceu as autoridades pela melhoria na unidade. “Nós já estávamos com saudade desse lugar porque aqui conhecemos cada morador do setor”, ponderou Domingos.

Durante a vistoria, Roberto Farias anunciou a implantação de um PSF nas aldeias para melhorar o atendimento a saúde indígena e com isso diminuir a mortalidade infantil no município e mais duas unidades serão construídas no Senamarques e Jardim Piracema. “Vamos retornar o posto de saúde do Piracema que foi fechado por insensibilidade da gestão passada pois os moradores idosos do setor que precisam subir uma ladeira para serem atendidos no Ouro Fino”, completou.

O gestor ressaltou que mesmo com as dificuldades financeiras, a prefeitura está conseguindo manter e até mesmo ampliar o atendimento na saúde. Ele destacou que o raio-X adquirido pelo consórcio entrou em funcionamento e a obra de UPA foi retomada.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Miguelão Moreira (PSD), pediu mais apoio do estado e lembrou que o governo estadual deve em torno de R$ 10 milhões para saúde de Barra. “O hospital da Barra é tratado como municipal na hora do repasse estadual, mas para receber os pacientes é visto como regional”, exemplificou Miguelão.

O vereador Paulo Raye pediu ao prefeito Roberto que analise a possibilidade de colocar o hospital regional junto com a UPA que está sendo construída próximo a rodoviária. Após inauguração da reforma do PSF Pitaluga, o prefeito convidou os vereadores e secretários para vistoriarem a obra da UPA que deve ficar pronta em fevereiro de 2014.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90