01/10/2013 às 15h22min - Atualizada em 01/10/2013 às 15h22min

Polícia Militar faz aula inaugural do programa Proerd

Agencia da Notiia
Agencia da Noticia

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 25/09, a aula inaugural do Proerd em Água Boa. O evento teve lugar na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades como o prefeito Mauro Rosa, vice-prefeito Lírio Maggioni, Juiz Anderson Gomes Junqueira, Promotor Francisco Gomes de Souza Júnior, Major Guedes da Polícia Militar, secretários municipais e vereadores. A casa de leis esteve cheia, com a participação em massa de professores, diretores, alunos e pais.

O primeiro a falar foi o 3º Sargento Sancler, coordenador do programa no 16º batalhão de Água Boa, que falou da importância do programa e dos resultados já obtidos em outros municípios, além de explicar a forma como o programa é trabalhado e seus objetivos. O promotor Francisco reforçou a importância desse programa que visa previnir o contato das criança com as drogas e como agir caso drogas lhe sejam oferecidas, uma vez que a prevenção é sempre a melhor estratégia.

Já o Juiz Dr. Anderson falou diretamente as crianças presentes, e também chamou a atenção dos pais de que eles também devem participar do desenvolvimento do programa para em suas próprias casas darem continuidade nesse método de prevenção

O Proerd - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. Em Mato Grosso chegou no ano de 2010, inicialmente em Cuiabá e Várzea Grande.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas
e da violência.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo. As atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.0%
23.7%
1.3%