Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/03/2020 às 17h57min - Atualizada em 08/03/2020 às 17h57min

Mulheres comandam cidade do Araguaia desde a prefeitura ao fórum

Os principais cargos da cidade são ocupados por mulheres. E elas demonstram competência porque a cidade está bem e sendo elogiadas por moradores

Vanessa Lima / Repórter do Araguaia
ARAGUAIA NOTÍCIA
Reprodução


A bela cidade de São Felix do Araguaia, famosa pelas encantadoras praias, ganha destaque neste Dia Internacional da Mulher pelo número de mulheres que ocupam cargos importantes no comando da cidade. Diferente do acontecia no passado quando predominava homens à frente da cidade, São Felix só tem mulheres nos cargos mais importantes da cidade.

A prefeita é Janailza Taveira Leite e a Câmara Municipal presidida pela vereadora Rita Gomes. As mulheres também estão no comando da Segurança Pública e do Poder Judiciário no município com a delegada Ana Carolinne Lacerda (que é filha do advogado Paulo Lacerda, de Barra do Garças) no comando da Polícia Civil, e tem ainda a promotora de Justiça, Ana Paula Silveira Parente, cuidando do Ministério Público; e a direção do fórum de São Felix com a a juíza Janaina Cristina de Almeida.

Quem fez uma reportagem interessante sobre esse assunto foi a colega jornalista Vanessa Lima do site e jornal O Repórter do Araguaia. Nessa matéria ela contou um pouco da trajetória das mulheres que conquistam esse feito na cidade de São Felix do Araguaia.

Parabéns a todas as mulheres. Leiam a reportagem e vejam porque elas chegaram mostrando a força das mulheres.



Reportagem O Repórter do Araguaia
 
Hoje o perfil das mulheres é muito diferente daquele do começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.

Apesar da evolução da mulher dentro de uma atividade que era antes exclusivamente masculina, e apesar de ter adquirido mais instrução, os salários não acompanharam este crescimento. As mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens exercendo a mesma função. Conforme o salário cresce, cai a participação feminina. Entre aqueles que recebem mais de vinte salários, apenas 19,3% são mulheres. O grande desafio para as mulheres dessa geração é tentar reverter o quadro da desigualdade salarial entre homens e mulheres.

De todo modo, inquestionável que a mulher vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho e, por conseguinte, o respeito, derrubando as barreiras do preconceito social enraizado. Tanto que atualmente, em parte substancial das famílias brasileiras, a provedora é a mulher. Também é visível a predominância das mulheres nas faculdades, escolas e cursos profissionalizantes. Não há um único gueto masculino que ainda não tenha sido invadido pelas mulheres.

Prova disso é a crescente participação das mulheres nos poderes na cidade de São Félix do Araguaia, tem mulheres nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em um campo predominantemente masculino, acredita-se que a tendência com todo esse movimento de igualdade, é que as mulheres ingressem cada dia mais na política, na justiça, nos poderes de uma forma geral.

A Juíza e Diretora do Fórum da Comarca de São Félix do Araguaia – MT (1200 km de Cuiabá), Janaina Cristina de Almeida, está à frente da Comarca do município de São Félix do Araguaia há mais de dois anos. De acordo com a magistrada, o trabalho árduo e a luta diária em busca de solucionar os conflitos de interesses levados ao judiciário nunca é o bastante frente a infinidade de demandas para apreciação e julgamento.

A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite (SD), nas eleições de 2016 foi eleita com 2.908 votos (59,87%), onde se tornou a primeira mulher a ser eleita para o cargo de prefeita em São Félix do Araguaia. “Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Este fenômeno mundial tem ocorrido tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e o Brasil não é exceção”, disse.

A presidente da Câmara Municipal de vereadores, Rita Gomes (MDB), foi escolhida no dia 17 de dezembro de 2018, por unanimidades, para comandar a Casa de Leis Biênio 2019/2020. No dia 31 de dezembro de 2018, tomou posse em uma sessão solene que ocorreu no Plenário Vereador Fábio Barros Coelho na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia. Rita Gomes foi eleita nas eleições de 2016 com 265 (5,34%). “Em nome de todos os vereadores de São Félix do Araguaia, desejo todas as mulheres em especial de São Félix do Araguaia, ressaltando a importância dela na sociedade e enfatizou que ainda existe muita violência contra a mulher, apesar do avanço da Lei Maria da Penha”, frisou a presidente.

No comando da Delegacia da Polícia Judiciária Civil, está à delegada Dra. Ana Carolinne Mortoza Lacerda Terra, que vem desenvolvendo um excelente trabalho, no combate à criminalidade no município. Já na Promotora de Justiça (MPE); Dra. Ana Paula Silveira Parente, chegou para ficar e mostrar serviço no município, sempre presente nos eventos, quando convidada.

A equipe do Jornal O Repórter do Araguaia em nome dos poderes, executivo, legislativo e judiciário de São Félix do Araguaia parabeniza todas as mulheres, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. As mulheres ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta. Pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços de petróleo. Que sejam homenageadas, respeitadas, admiradas e amadas como merecem.
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90