O ministro da Pesca e da Aqüicultura, Marcelo Crivella, anunciou recursos e equipamentos como escavadeira hidráulica e laminas para abertura de tanques nas cidades consorciadas na pesca em Mato Grosso. Crivella visitou a cidade de Barra do Garças quinta-feira (26) onde anunciou que o Brasil tem hoje R$ 4,2 bilhões para investir na aqüicultura. “Os pescadores precisam virar aquicultores ou seja abrirem tanques para produção em escala comercial”, explicou.
O ministro acrescentou que mesmo com potencial hídrico do país, o Brasil hoje importa toneladas de peixes de outros países. “Esse é o desafio do governo Dilma e contamos com esses valorosos produtores e empresários”, frisou. Para os pescadores e produtores, o governo anunciou recursos do Programa Nacional de Produção Familiar (Pronaf) e linhas de crédito para indústrias.
A cidade de Barra do Garças anunciou também a retomada do projeto de construir um frigorífico, uma fábrica de ração e tanques idealizado por Sérgio Ziling, o Barra Fish, cujo novo desafio foi apresentado pela arquiteta Téia Fava.
O prefeito de Barra do Garças,Roberto Farias, anunciou a doação de áreas para o frigorífico e auxílio na abertura de tanques para os produtores do município. Durante a solenidade, a prefeitura sorteou a escavação e abertura de três tanques. “Nós queremos colocar Barra entre os grandes produtores de peixe em Mato Grosso. Esse mercado será um dos mais procurados no futuro”, frisou Roberto.
O presidente da Câmara Municipal, Miguelão Moreira (PSD), apresentou ao ministro o projeto de lei aprovado no legislativo doando área para abertura do frigorífico e ressaltou que já foram doados mais de vinte terrenos para novos empreendimentos na cidade. “Nós vereadores estamos construindo para retomar o poder econômico da cidade”, destacou Miguelão.
O ministro esteve acompanhado dos deputados federais Welinton Fagundes e Eliene Lima; os prefeitos de Pontal do Araguaia, Divina Oda; de Nova Xavantina, Gercino Caetano; de Água Boa, Mauro Rosa; de Canarana, Evaldo Dhil; de Ribeirãozinho, professor Marcos; de Araguaiana, José Marra.