Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/02/2020 às 17h46min - Atualizada em 19/02/2020 às 17h46min

Engenharia Civil a distância, uma discussão que vem dando o que falar

O curso de engenharia civil atualmente é credenciado para ser ofertado apenas na modalidade presencial devido ao uso de laboratórios

Rayzza Duque / Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA


O tema Ensino à Distância (EAD) vem tomando conta de boa parte das discussões do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Um dos principais pontos abordados diz respeito à necessidade da fiscalização e verificação do cumprimento dos projetos políticos pedagógicos junto às faculdades que ofertam cursos na modalidade integralmente à distância.

O Crea Mato Grosso também chamou a atenção para o fato de que nos últimos anos se proliferou no Brasil a oferta de cursos de engenharia na modalidade 100% a distância, oferecidos por instituições públicas e privadas. O órgão ressalta que alguns Conselhos Profissionais já publicaram resoluções que impedem o registro de profissional formado via EAD, como o caso de odontologia e OAB, e que tais decisões passaram a ser discutidas judicialmente. O Crea do estado, vem se mobilizando no sentido de agir pensando na qualidade dos profissionais que se formam e se eles atenderão à sociedade.

O tema é de grande relevância e dá luz a um grande imbróglio, já que muitos alunos egressos do curso de Engenharia Civil EAD de polos de Educação a Distância de Barra do Garças – MT e Goiás, já encontram dificuldades para obter seus registros profissionais, enquanto a discussão se desdobra, também, nos âmbitos nacionais.
Para os profissionais da área, a posição é unanime, no sentido de que não se aprende a fazer projetos sozinho, na frente de um computador, mediado por um professor ou tutor à distância. O aluno aprende isso nos laboratórios, tocando os materiais, ferramentas, equipamentos, vivenciando empiricamente as experiências profissionais que só um curso presencial pode oferecer.

Consultado sobre o assunto, o Coordenador do Curso presencial de Engenharia Civil do UniCathedral – Centro Universitário, Professor Thiago Leite, ressalta que já é um processo extremamente complexo de aprendizagem cálculos, estudo de materiais, estudo de solo, dentre outros no curso presencial, imagina como seria aprender isso virtualmente? É um curso caro, que depende essencialmente da vivência prática em laboratórios, o aluno tem a expectativa de uma sólida formação, mas acaba sendo vítima de um sistema de educação que não atende os termos qualitativos, que não garante formação integral e que ele não conseguirá alocação no mercado de trabalho e nem ter seu registro no Crea.

O Professor Thiago ressalta que apesar de hoje o UniCathedral ser a única Instituição credenciada para a oferta de ensino na modalidade a distância, seu portfólio de cursos na modalidade, não apresenta Engenharia Civil, exatamente por entender que a qualidade pode ser prejudicada nesta modalidade.

Igualmente, preocupados com a proliferação de cursos a distância na área, os conselheiros regionais do Crea-GO, por maioria de votos, negaram a inclusão de cursos para registros no órgão. As decisões foram tomadas na 828ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, em 9 de dezembro de 2019, com a presença de 43 conselheiros goianos.

Os cursos dos pleiteantes foram ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD) por instituições de ensino sediadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, sem polos de educação a distância com infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada aos projetos pedagógicos do curso, conforme determina o Decreto Federal nº 9057/2017, no Estado de Goiás.

Em suas definições, os conselheiros também consideraram a Decisão nº 003/2019, do Colégio de Coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-GO, que determina a necessidade de implantação de um polo da instituição que oferta cursos na modalidade EaD no Estado de Goiás, bem como registro no e-MEC e cadastro no Crea-GO, para que seja considerada a possibilidade de atribuição a seus egressos.
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90