Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/02/2020 às 11h41min - Atualizada em 15/02/2020 às 11h41min

Roberto Farias inaugura UBS com estrutura de hospital de médio porte no Nova Barra

A 22ª unidade em sete anos e com homenagem prestada ao ancião da igreja Congregação Cristã, Eduardo Manciolli, que faleceu em 2018

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG


O bairro Jardim Nova Barra, na região norte de Barra do Garças, recebeu na última sexta-feira (14), uma Unidade Básica de Saúde com estrutura de hospital de médio porte. A inauguração contou com a presença do prefeito Roberto Farias, do vice-prefeito Weliton Marcos, secretários e vereadores, e representantes de diversos segmentos organizados.

Para a construção da UBS a Prefeitura de Barra do Garças investiu mais de R$ 1 milhão de reais, além da aquisição de equipamentos para a equipe médica, corpo de enfermagem e apoio. Os moradores terão três salas de atendimento climatizadas; salas de atividades coletivas, coleta, curativos, vacinas, inalação, consultórios, consultório odontológico e consultório indiferenciado e estocagem, algo visto somente em hospitais de médio porte.

A UBS é a 22ª unidade construída desde 2013, quando o prefeito Roberto Farias assumiu a Prefeitura. Além disso, todas as unidades que já existiam foram reformadas e ampliadas, e outras terão suas plantas melhoradas até o final deste ano. Com a unidade do Nova Barra, Barra do Garças conta agora com 100% de cobertura da atenção básica de saúde.

Durante a inauguração, o prefeito Roberto Farias lembrou de como ‘pegou’ as unidades de saúde de Barra do Garças. Segundo ele, o risco era de interdição da Vigilância Sanitária Estadual pelas más condições que se encontravam. “Não haviam as mínimas condições de trabalho e muito menos, de atendimento à população. Trabalhamos e mudamos essa realidade”, afirmou.

O prefeito explicou que mesmo com atrasos de repasses de verbas destinadas a saúde, Barra do Garças está conseguindo ser modelo em Mato Grosso. Ele citou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como sendo a melhor do Estado, o Hospital Municipal com UTIs e equipamentos de última geração e citou, como exemplo de melhora na saúde, o caso da jovem Karina Souto, moradora de Nova Xavantina, vítima de tentativa de homicídio, que veio em estado grave para o Pronto Socorro e conseguiu sobreviver graças aos médicos que atendem a população diariamente.

“É isso que buscamos durante esses sete anos de governo. Uma saúde de qualidade, que possa atender a todos, independentemente de onde seja. Temos um hospital municipal, que na realidade, é regional. Municipal para receber os recursos e regional para o atendimento de mais de 33 municípios de Mato Grosso e Goiás. Para vocês terem uma ideia, até paciente do Distrito Federal está vindo para Barra do Garças para procedimento cirúrgico. Isso é prova de que estamos no caminho certo”, disse Roberto Farias.

A secretária de Saúde, Clênia Monteiro destacou os investimentos feitos na saúde pela gestão municipal. Ressaltou que o prefeito Roberto Farias faz a diferença em Mato Grosso. “Por onde andamos, recebemos o reconhecimento e a UPA é uma prova de que, mesmo com a escassez de recursos, se consegue oferecer uma saúde de qualidade com tratamento humanitário aos pacientes que precisam da rede pública”, afirmou.

Vereadores que participaram da inauguração também reconheceram os investimentos feitos na saúde pela atual. O vereador Dr. Neto falou em nome da Câmara Municipal e o vereador Celson Sousa, morador do Jardim Nova Barra, usou a palavra para agradeceu o prefeito pela nova UBS. Salientou que o bairro era uma região abandonada e hoje é um dos melhores de Barra do Garças com a infraestrutura levada pela atual administração.  “O senhor está de parabéns, prefeito”, elogiou.



Homenagem

A UBS do Jardim Nova Barra recebeu a denominação de Unidade Básica de Saúde “Sr. Eduardo Manciolli”, em homenagem ao patriarca da família Manciolli, pioneira em Barra do Garças. A viúva do homenageado, D. Terezinha dos Santos Manciolli, acompanhada por filhos, filhas, netos e bisnetos compareceu a inauguração em reconhecimento ao marido, que faleceu em junho de 2018. Coube a um dos netos, o ex-secretário de Finanças, Eduardo Manciolli, que leva o nome do avô, falar em nome da família, e agradecer o prefeito Roberto Farias e aos vereadores pela homenagem prestada à sua família.

Além do prefeito Roberto Farias, do vice, Weliton Marcos, compareceram à inauguração os secretários Clênia Monteiro (Saúde), Lucely Torres (Finanças), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), Ida Madalena (Assistência Social) e Maurício Lucas de Oliveira (Cultura), e os vereadores Murilo Valoes, Dr. Neto, Zé Gota, Valdei Pebinha, Celson Sousa, Garrincha e Jaime Rodrigues, além de representantes de vários segmentos da sociedade, entre eles o Pe. Cristiano e o pastor Marozan Dias, que abençoaram a nova unidade de saúde.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90