Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/02/2020 às 10h06min - Atualizada em 10/02/2020 às 10h06min

Completando 7 anos, projeto Janeiro Branco vai além da discussão sobre a saúde mental

Campanha chama atenção para a importância da subjetividade e emoções humanas

Araguaia Notícia
O mês de janeiro é simbólico para a maioria das pessoas, já que marca a entrada de um novo ano. Aproveitando esse gancho de renovação, surge o projeto Janeiro Branco, uma campanha de incentivo ao cuidado com a saúde mental das pessoas.
 
Cuidar da saúde mental significa não apenas afastar ou diminuir problemas como depressão e ansiedade, mas também tornar as pessoas mais presentes nas suas relações, bem como melhorar a qualidade de vida.
 
Falar de Janeiro Branco abrange também a subjetividade de cada um, bem como a forma como as singularidades se relacionam. Por isso, é muito importante para os dias atuais.

Conhecendo o projeto

A campanha Janeiro Branco foi iniciada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A ideia, semelhante às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, voltadas para a prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, também faz o uso de uma cor: a branca.
 
O branco tem a ver com a ideia de renovação. E janeiro, por ser o primeiro mês do ano, seria um momento oportuno para que as pessoas pudessem rever suas próprias vidas, sonhos e comportamentos.
 
Tudo isso tem relação com a saúde mental, que envolve a subjetividade e as emoções humanas, bem como comportamentos e transtornos de ordem psíquica.  Dessa forma, o Janeiro Branco visa conscientizar a sociedade da importância de se falar sobre saúde mental.

Um pouco mais sobre saúde mental

Quando se pensa no termo saúde mental, muitas pessoas acabam resumindo o assunto ao cuidado em relação às doenças de ordem psíquica, a exemplo da depressão e dos transtornos relacionados à ansiedade. Para se ter uma ideia, em todo o mundo há mais de 300 milhões de pessoas com depressão.
 
A temática, contudo, vai muito além disso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que se tenha uma boa saúde mental é preciso aliar fatores como bem-estar físico e social. Significa também manter um certo equilíbrio emocional para lidar com as adversidades do dia a dia.
 
No entanto, o estresse cotidiano e as próprias formas de relacionamento atuais têm contribuído para que esse equilíbrio seja algo cada vez mais difícil de se alcançar hoje em dia. Por isso, ter consciência a respeito da saúde mental e das formas de cuidado e prevenção são tão importantes.

Quem cuida da mente, cuida da vida

Entre as várias frases utilizadas pelo projeto Janeiro Branco, uma das que mais têm a ver com o propósito de cuidado com a saúde mental é: “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Isso significa dar uma atenção não só ao corpo humano, mas à sua parte psicológica e emocional, que, por vezes, é deixada em segundo plano.
 
Cuidar do lado emocional e psíquico é, por exemplo, recorrer à terapia. O autoconhecimento é um dos maiores ganhos que se tem quando se faz terapia com um bom profissional. Consequentemente, o resultado é uma melhora significativa na sua própria vida.
 
A campanha valoriza ainda a popularização de políticas públicas voltadas ao cuidado com a saúde mental. Isso porque ainda existem muitos preconceitos e tabus envolvendo essa temática. Falar sobre isso é uma das formas de conscientizar as pessoas e naturalizar assuntos que tratam da condição humana.
 
Segundo Leonardo Abrahão, idealizador do projeto, falar sobre esse assunto se faz cada vez mais urgente na sociedade contemporânea. Dessa forma, ações voltadas para a reflexão e orientação a respeito da temática são algumas das formas de tornar claro esse tema para toda a população.
 
Esse movimento se faz necessário, de acordo com o psicólogo, “porque há sofrimentos que podem ser prevenidos. Dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem ser partilhados. Ensinamentos que podem ser difundidos em nome de povos mais saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais”. Dessa forma, alcançar um equilíbrio mental seria algo mais acessível a toda a sociedade.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90