Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/02/2020 às 10h01min - Atualizada em 10/02/2020 às 10h01min

Como a masculinidade se traduz na moda

Os códigos seguem se rompendo, abrindo caminhos mais interessantes para o homem contemporâneo

Araguaia Notícia
A moda masculina ganhou muitos traços distintos nos últimos anos. Acessórios como objetos que representam status vêm ganhando força no vestuário dos homens há algum tempo.
 
Tendências mais profundas, como as propostas agênero e até mesmo a reinvenção do tailoring — a nossa alfaiataria —, têm lançado novas ideias e libertado o homem para escolhas de acordo com cada tipo de estilo e personalidade.
 
O homem contemporâneo, unindo trabalho e vida pessoal, vem optando por roupas práticas e funcionais, e também expandindo o olhar para uma maior sensibilidade estética.
 
Marcas estão juntando seus calendários feminino e masculino na intenção de dissolver ainda mais os códigos de vestimenta, priorizando a liberdade estética de cada um e buscando assinaturas pessoais menos embasadas no conjunto social.
 
Além do relógio
 
O relógio é o acessório tipicamente associado à moda masculina. Em versões esportivas, luxuosas ou minimalistas, ele é peça-chave de quem deseja transmitir elegância e dar um toque a mais no look.
 
Com o advento da internet, surgimento de sites e aplicativos voltados para busca e coleção de referências, além da reinvenção das marcas através do streetwear, os acessórios foram além e ganharam mais espaço no guarda-roupa masculino.
 
Desde 2010, vemos algumas marcas investindo em bolsas masculinas. O item foi mal visto de início, mas, hoje, ocupa espaço consagrado entre os homens que buscam praticidade no dia a dia, além de acrescentar um toque de estilo ao conjunto.
 
Os sneakers foram o grande acontecimento da década. Fazendo a cabeça principalmente dos jovens, viraram item essencial em qualquer composição minimamente preocupada com a estética.
 
Clássico X Contemporâneo
 
O estilo do homem na hora de se vestir sempre foi mais contido. Isso se dá por imposições sociais que foram bastante questionadas nos últimos anos, trazendo à tona novas maneiras de expressão por meio da roupa.
 
De acordo com o dossiê Brandlab, 50% fazem piadas ou não comentam quando algum amigo muda de aparência. Em 2019, 44% dos homens passaram a consumir canais de moda e beleza no YouTube.
 
O fato é que o homem está cada vez mais preocupado com sua aparência, seja de forma autêntica e espontânea, seja pela cobrança social da desconstrução do homem associado a um visual desleixado.
 
Inúmeras marcas têm usado a internet como ferramenta de educação estética de seus consumidores, ampliando as vendas e conseguindo melhorar a própria imagem.
 
Com uma diversidade cada vez maior nas opções de escolha, o homem consegue definir, dentro do seu próprio estilo, as peças que mais lhe agradam e construir a partir disso sua assinatura.
 
O visual clássico ainda é o mais escolhido por eles, sendo mais seguro e mais “aceito” dentro dos ambientes sociais. Mas nem por isso eles ficam tímidos. Alertas às tendências mais recentes, muitos vêm explorando o universo de uma moda cada vez mais desprendida de rotulações, entrando na brincadeira do universo das roupas.
 
Futuro sem rótulo
 
Nesse panorama, é possível traçar alguns possíveis desdobramentos do que significa esse status da masculinidade na moda pros próximos anos.
 
Não mais priorizando parecer x ou y, o homem caminha para entender seu próprio corpo, gostos e desejos, construindo de maneira autônoma sua identidade masculina.
 
Independentemente se essa masculinidade flerta com o agênero, ou dialoga com o clássico “camisa + calça + sapato”, o maior ganho que eles podem conseguir é a liberdade de escolha.
 
Se usar uma camiseta rosa antigamente foi motivo de piadas, e hoje é sinônimo de estilo, podemos aceitar que os homens tendem a ficar menos preocupados com opiniões externas do que com o seu bem-estar e autocuidado.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90