Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/02/2020 às 09h54min - Atualizada em 10/02/2020 às 09h54min

5 formas de investir na educação corporativa dentro da sua empresa

A sua empresa precisa investir na capacitação dos seus colaboradores? Descubra 5 formas de aplicar a educação corporativa

Araguaia Notícia
Assessoria
Você sabe o que é a educação corporativa? Essa iniciativa visa melhorar a retenção e a qualificação dos seus funcionários, resultando, assim, em uma atualização da própria corporação, uma vez que aperfeiçoa o seu principal elemento: o capital humano.
 
Um dos primeiros sinais — mas não o único — da necessidade de educação corporativa se mostra pela inserção de novas tecnologias no âmbito empresarial, que além de todos os seus benefícios, demandam desenvolvimento intelectual do colaborador. A tão comentada Indústria 4.0, que agrega o melhor da automação e da habilidade manual/ intelectual do ser humano, requer capacitação.
 
Com 2020 chegando, e junto a ele novas ferramentas e tendências, tudo aponta que para as companhias visionárias que se preparam para a inovação, os resultados e metas serão alcançados cada vez mais eficientemente. E uma das primeiras medidas para isso é a educação corporativa dos seus funcionários.
 
Quer conhecer 5 formas de investir na educação corporativa dentro da sua empresa? Então, confira o artigo!

O que é a educação corporativa?

Antes de partirmos para as novas formas que empresas precisam aplicar, é mais que fundamental saber o que significa o termo educação corporativa.
 
A educação corporativa pode ser determinada como algo além de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Ela engloba práticas de gestão de um conhecimento que tem como objeto as estratégias de longo prazo de uma determinada empresa.
 
Ou seja, esses ensinamentos estão diretamente relacionados à necessidade de atualização dessas empresas, aumentando a qualificação dos produtos ou serviços oferecidos.
 
Assim, além de ser benéfico para os colaboradores, é também para os donos. As maiores vantagens, então, seriam:
 
●     funcionários mais motivados;
●     aumento de produtividade;
●     confiança e inovação;
●     desenvolvimento de líderes,
●     vantagem competitiva.

Quais são as melhores formas de investimento?

Chegamos ao ponto máximo deste texto. A partir de agora, você saberá como a sua empresa pode investir na educação corporativa.
 
O mais legal é que, em alguns casos, não é preciso um tutor externo: essa educação pode ser interna, com um colaborador auxiliando o outro. Confira abaixo as 5 melhores formas:

1. Mensure um tempo para a formação

Para que a educação corporativa seja efetiva, é necessário medir o tempo para que toda essa jornada seja finalizada. Afinal, o colaborador precisa realizar seus afazeres diários, ter uma vida social e aprender o melhor que a sua empresa pode oferecer.
 
Assim, com esse tempo previamente determinado, maior será a probabilidade do conteúdo ser absorvido com extremo sucesso.

2. Utilize a tecnologia disponível

Como citado anteriormente, a cada dia uma nova tecnologia é desenvolvida e aplicada ao mercado. E é preciso estar atualizado para não ficar atrás. Isso é válido quando um ensinamento corporativo ocorrer.
 
Toda essa tecnologia disponível deve ser utilizada e explorada. Por isso, as empresas precisam investir um certo valor para que seus funcionários tenham acesso a toda essa educação. Alguns exemplos são:
 
●     Big Data;
●     Plataformas de Experiência de Aprendizagem (LXP);
●     mobile learning;
●     gamification,
●     realidade virtual e aumentada.

3. Se inspire em empresas bem-sucedidas

Se a sua empresa está pensando em iniciar uma educação corporativa, é fundamental que os processos bem-sucedidos realizados por outras empresas sejam analisados. Isso vale para aquelas que, inclusive, atuam em outras frentes de mercado.

4. Crie uma Universidade Corporativa

Com uma grande quantidade de informação, nada mais justo do que abrigar todas em um único espaço, correto? Essa plataforma, que pode ser on-line, off-line, ou ambas, dá liberdade para o funcionário revisitar alguns ensinamentos ou até aplicar algum novo.

5. Mantenha isso como cultura da empresa

Manter os funcionários atualizados com as boas-novas que a tecnologia oferece é um dever de qualquer empresa. Por isso, precisa fazer parte do fit cultural, incentivando os funcionários a cada vez mais procurarem por novos ensinamentos.
 
Por exemplo, podem ocorrer palestras ou cursos uma vez por mês, trimestralmente ou até mesmo semestralmente. Tudo de acordo com o caixa disponível.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90