28/12/2019 às 09h59min - Atualizada em 28/12/2019 às 09h59min

Roberto Farias participa da inauguração do novo hospital MedBarra e propõe parcerias para atender Barra do Garças

O prefeito deixou claro aos presentes que o SUS em Barra do Garças funciona mesmo com o município recebendo poucos recursos diante da demanda de atender 33 cidades da região. Ele parabenizou a diretoria do MedBarra e deixou uma proposta de firmar parceria criando quem sabe um setor de Oncologia para atender a região com parceria do Estado

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG
Barra do Garças ganhou nesta sexta-feira (27), uma das mais modernas estruturas hospitalares de Mato Grosso e da região Centro Oeste. Com um alto investimento físico e tecnológico, a população terá a sua disposição, o novo Hospital MedBarra. A cidade passa a partir deste sábado (28), a fazer parte do seleto grupo de hospitais privados a dispor de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Com a presença do prefeito Roberto Farias, secretários, vereadores e da maioria da classe médica de Barra do Garças, o descerramento da placa inaugural marca uma nova fase na busca pela qualidade dos serviços de saúde do município. Como disse o prefeito, em sua fala, o novo MedBarra chega para se equiparar aos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo. 

Com um investimento inicial de R$ 12 milhões de reais e com uma de área de 4 mil metros quadrados com estrutura para elevação (mais dois andares), o Hospital MedBarra ofertará a sua clientela, 35 leitos para internação, 10 leitos de UTIs, um bloco com quatro salas cirúrgicas com tecnologia de ponta, enfermarias, soroterapias, maternidade, salas de repouso, ambulatórios, farmácia e complexo de imagens com equipamentos para tomografia, raio-x, ultrassonografia e endoscopia, além de atendimento de emergência 24 horas.

Além de toda essa estrutura, a planta médica não corre o risco de pane energética que possa prejudicar procedimentos médico-hospitalares. O grupo de médicos associados, responsáveis pela execução do projeto cumpriu à risca todos os detalhes para que o paciente possa ser atendido: a instalação de um grupo gerador capaz de garantir o fornecimento de energia necessária a suas necessidades.

“É a realização de um sonho. Iniciamos esse empreendimento há quatro anos e hoje temos a felicidade de concluir e entregar a população, um hospital moderno com serviços de imagem e vídeo, cirúrgico e aparelhos de alta tecnologia. Isso é só o começo. A ideia é ampliá-lo com novos serviços, como a oncologia em parceria com a Unimed. É o que queremos para Barra do Garças e região, melhor o atendimento e se firmar como polo de saúde”, disse o médico Antônio Bueno, diretor-administrativo e técnico do hospital, que aproveitou a oportunidade para homenagear (in memoriam) o médico Gentil Pagotto, que faleceu em setembro do ano passado e que seria um dos sócios do empreendimento. 



Apoio e parceria

O prefeito Roberto Farias conheceu a nova estrutura e elogiou à disposição do grupo de médicos associados pelo projeto arrojado em colaborar para que Barra do Garças seja uma referência na saúde em Mato Grosso e no Centro Oeste. O prefeito percorreu, junto com o diretor-administrativo, enfermarias, centros cirúrgicos, ambulatórios e viu, de perto, o que estará à disposição da população.

Como o investimento é privado, Roberto Farias pensou na população carente que não tem recursos para custear o tratamento médico. Propôs, ainda em sua fala inicial, a firmação de uma parceria que possa ampliar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje conta com a rede pública, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Milton Morbeck.

“Todos sabem as dificuldades que o município enfrenta para manter toda essa estrutura. Somos municipais para receber os recursos dos governos federal e estadual, mas regional para atendermos cerca de 33 municípios de Mato Grosso e outros 15 de Goiás. Vamos buscar o apoio do MedBarra para que pessoas de Barra do Garças, Pontal e até Aragarças sejam atendidas, pois, queremos uma saúde de qualidade”, defendeu.

O prefeito lembrou que o ser humano, sem saúde, não é ninguém, e propôs também parceria para a implantação da especialidade em oncologia e procedimentos cardiovasculares, com cirurgias que possam salvar a vida de centenas de pessoas que são obrigadas ao deslocamento para Cuiabá ou Goiânia e acabam morrendo no meio do caminho.

“Esse hospital é um sonho que estamos realizando como um filho de Barra do Garças. Quero parabenizar todos os médicos associados que gastaram do bolso para a implantação desse hospital. Já iniciamos conversações para que, aqui, seja implantada a ala SUS e o atendimento seja estendido a toda população”, disse o prefeito, agradecendo o empenho, a dedicação e defendendo a implantação do curso de Medicina para que a cidade tenha uma saúde de mais qualidade e ao acesso de todos.

Além do prefeito, compareceu a inauguração do Hospital MedBarra, o presidente da Unimed, Quidinho Toletino de Queiroz, o secretários Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura) e Clênia Monteiro (Saúde), os vereadores Zé Gota, Júlio César e Garrincha e médicos que fazem parte do grupo de associados.
Notícias Relacionadas »
Comentários »