15/09/2013 às 12h05min - Atualizada em 15/09/2013 às 12h05min

Barra comemora 65 anos com desfile empolgante na avenida

Olhar Direto
Olhar Direto

O desfile comemorativo do aniversário de Barra do Garças, município a 508 km de Cuiabá, reuniu empresas, escolas e faculdades na manhã de domingo (15), que celebraram os 65 anos de emancipação da cidade pólo do Vale do Araguaia. Esse ano a festa contou com uma novidade: um palanque alternativo foi montado com a presença de pioneiros e familiares de fundadores do município.

A banda Ofélia Dondo abriu o desfile com uma homenagem ao ex-prefeito Wilmar Peres de Farias, que também foi governador de Estado. A música ‘Eu Amo Barra’ de Eudes e Candinho, que virou hino da cidade, foi executada pela banda levando as lágrimas o prefeito, Roberto Farias e a mãe dele, a ex-primeira-dama do estado, Cândida Peres.

Na seqüência as creches e escolas passaram pela avenida com carros alegóricos, faixas e cartazes enaltecendo os métodos de educação aplicados hoje junto à rede municipal de ensino. O Exército também prestou sua homenagem a cidade e trouxe de Brasília sua banda para animar o desfile.

Apresentaram-se também a banda da Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros. As faculdades Cathedral e Univar mostraram no desfile os cursos oferecidos que somados aos da UFMT faz do município um pólo-educacional de ensino. O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também desfilou e destacou os cursos na unidade de Barra.

Os índios xavantes da reserva São Marcos mostraram um pouco da cultura indígena e trouxeram toda tradição da corrida da tora, comum entre eles em momentos de festividade. Participaram ainda do desfile a Associação dos Cegos, academias de taekwondo, capoeira, dança do ventre e loja maçônica com as filhas de Jó e ordem Demolay. O desfile foi acompanhado por um excelente público com os pais aproveitando para tirar fotos e filmar os filhos.

O prefeito Roberto Farias agradeceu a presença dos familiares de pioneiros e fundadores de Barra. “A nossa cidade tem uma gratidão com os pioneiros, por cada um colaborou no calçamento da estrada que Barra hoje percorre. Políticos como Antônio Cristino Cortes, Lalau, Valdon Varjão e Wilmar Peres contribuíram com esse momento. E o desafio da nossa administração é preparar Barra para o futuro e atrair novos empreendimentos para fazer a economia do município crescer novamente”, completou.

 

Autoridades


O palanque dos 65 anos de Barra reuniu vários políticos que dedicaram o domingo para homenagear a principal cidade do Araguaia. O deputado federal Welinton Fagundes; os deputados estaduais Airton Português, Nininho, Baiano Filho, Adalto de Freitas, Cândido Teles e o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Rafael Bastos.

A prefeita de General Carneiro Magali Vilela também esteve no palanque, assim como vereadores e secretários municipais de Barra. “Nós estamos aqui para somar com administração e ajudar no fortalecimento de Barra”, frisou o deputado Português. Rafael destacou a importância do município no cenário político de Barra e trouxe um abraço do governador Silval Barbosa aos barra-garcenses. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »