Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/12/2019 às 22h14min - Atualizada em 12/12/2019 às 22h14min

Mais uma conquista do UniCathedral com IGC4 de excelência em qualidade de ensino

Os indicadores de qualidade dos cursos de graduação e das instituições superiores de todo o país confirmam a excelência de ensino no UniCathedral

Rayzza Duque / Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA


Na quarta-feira (11/12), o Ministério da Educação (MEC) publicou oficialmente no seu site o resultado dos indicadores de qualidade dos cursos de graduação e das instituições superiores de todo o país. Para quem é leigo no assunto, é preciso esclarecer que o ensino superior é avaliado anualmente pelo INEP/MEC por meio de provas do ENADE e insumos institucionais que são coletados por meio de um rigoroso processo censitário.

 A avaliação anual gera resultados públicos oficiais, chamados indicadores, que mensuram a qualidade do ensino superior numa escala que vai de 1 (péssimo) à 5 (excelente). O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é o indicador de qualidade ano a ano que avalia a instituição como um todo, ou seja, seu cálculo leva em conta a média da avaliação dos cursos ofertados na instituição; o desempenho dos alunos; conceitos dos cursos de pós-graduação; titulação do corpo docente e carga horária de contratação dos mesmos.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Os resultados foram recebidos e celebrados por todos da comunidade acadêmica que festejaram na quarta-feira (11/12), o reitor Sandro Saggin, registrou que “o UniCathedral já se consolidou como a melhor instituição de Barra do Garças e do estado do Mato Grosso, reforçando que isso não é um sentimento pessoal, mas sim uma constatação pública”. O mantenedor fez questão de destacar a contribuição da antiga gestão acadêmica liderada pela Rosilene que também deve ser lembrada com gratidão por toda sua contribuição ao longo de quase 15 anos.

A vice-reitora da IES, Vanessa Carvalho, destacou ainda que para os próximos dois anos já consta do Planejamento dos Mantenedores uma revitalização do campus, com a finalidade de aprimorar as salas de aula, o auditório, o Núcleo de Práticas Jurídicas, além da construção de novos espaços que recepcionarão os cursos do eixo da saúde: Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Todas essas obras subsidiadas pela mantenedora com recursos do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste – FCO.

O Diretor Estratégico, Dr. Fernando, que acompanhou de perto o processo de avaliação do ENADE 2018, na ocasião como consultor, enfatiza: “Trabalhamos muito ao longo de 2018, o projeto elaborado não foi de simples complexidade, é imprescindível registrar o empenho e o abraço coletivo para que os resultados fossem atingidos, esta é uma conquista de muitos”.

Em paralelo aos resultados alcançados o UniCathedral vem trabalhando de forma incansável, diuturna e responsável para trazer o curso de medicina para o seu portfólio de cursos, neste sentido já vem sendo articulada parceria com duas grandes Instituições de Ensino do Distrito Federal que ofertam medicina e que já esboçaram a direção de preparação para o processo de habilitação e participação do certame.

Hoje a autorização de cursos de medicina se assemelha muito a uma licitação, com instituições do país inteiro concorrendo, ou seja, não apenas instituições de Barra do Garças concorrem, ou podem se habilitar no processo, por isso a importância de parcerias sólidas e experientes.

Na direção do curso de medicina, os indicadores aqui apresentados são requisitos indispensáveis, pois pontuam na habilitação, por isso a preocupação rigorosa do UniCathedral com a qualidade e com seu planejamento estratégico de longo prazo muito bem estruturado.

Este ano o UniCathedral encerra seu ano letivo somando grandiosos resultados: a transformação em Centro Universitário, o credenciamento do Colégio Cathedral, o credenciamento para cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, além do reposicionamento de sua marca na região, que a colocou como a mais desejada Instituição do Vale do Araguaia.

Para quem desejar conferir mais informações sobre o vestibular, condições de ingresso, transferência e bolsas, acesse: http://unicathedral.edu.br/vestibular/ e saiba mais.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90