Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/11/2019 às 17h13min - Atualizada em 27/11/2019 às 17h13min

Deputados derrubam veto e promulgam lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado em MT

Autor do projeto diz que o Judiciário já tem o entendimento de que a apreensão de bens pelo poder público não é o melhor meio para a cobrança de dívidas

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA


Os deputados derrubaram na sessão noturna desta terça-feira (26) o veto do governador Mauro Mendes (DEM) a um projeto que proíbe a apreensão de veículos com IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) atrasado. Com a derrubada do veto, a lei deve ser publicada nos próximos dias.
 
Dos deputados presentes, 17 votaram a favor da derrubada do veto.
 
O autor do projeto é o deputado Ulysses Moraes (DC). Ele disse que o governo não apresentou motivos plausíveis para vetar o proposta.
 
Deputado estadual Ulysses Moraes (DC) é autor do projeto — Foto: Marcos Lopes/ALMT
 
Segundo ele, o Judiciário tem o entendimento de que a apreensão de bens pelo poder público não é o melhor meio para a cobrança de dívidas.
 
"Esse projeto transforma em lei uma decisão judicial. Já existe esse entendimento do Judiciário, de que o governo não pode confiscar os bens pelo não pagamento de tributos . Tem outros meios de fazer a cobrança", explicou o parlamentar.
 
O projeto tinha passado pelas comissões, entre elas a de Constituição e Justiça, a qual emitiu parecer favorável. A CCJ também analisou os argumentos do governo para vetar o projeto e se manifestou pela derrubada do veto.
 
"Isso (apreensão de bens) cria mais entraves para a população. A pessoa que precisa do carro para trabalhar vai perder o meio de renda e não conseguir trabalhar e nem pagar a dívida", declarou Moraes.


O veto
 
O projeto foi vetado em setembro pelo governador, o qual argumentou que a apreensão não ocorre pela falta do pagamento do IPVA, mas sim pela ausência da apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
 
Para pagar o licenciamento, no entanto, o contribuinte deve estar com o pagamento do IPVA em dia.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »