Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/11/2019 às 17h52min - Atualizada em 21/11/2019 às 17h52min

Aragarças comemora nesta sexta (22/11) a consciência ambiental com plantio de árvores

Assessoria / Prefeitura de Aragarças
ARAGUAIA NOTÍCIA
Assessoria


O dia 22 de novembro foi instituído pela Lei 20.552 como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. No primeiro ano de comemoração da data, Goiás promoverá a Virada Ambiental, com o plantio de milhares de mudas por todo o estado. Aderiram à ação 139 municípios, cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, mil mudas. Em Aragarças, a atividade será realizada no Lago de Aragarças, na sexta-feira (22/11) a partir das 14:00 hs com o envolvimento de estudantes de escolas da rede pública de ensino.

Esse evento tem o total apoio da administração do prefeito José Elias Fernandes e a primeira-dama Mara Nei.

A Virada Ambiental é uma ação de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Keila Diniz a intenção é incentivar a população a abraçar a causa e também participar do evento, fazendo com que ele seja uma ação permanente e precursora de outras iniciativas ambientais no município. "Trata-se de um evento que teve a adesão imediata do prefeito José Elias e que todos são protagonistas e em que a principal bandeira é o ganho ambiental para a sociedade", concluiu a secretária.


 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
 
A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e à proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

O território goiano possui atualmente cerca de 38% de vegetação nativa de Cerrado, sendo o restante utilizado essencialmente para pastagem e agricultura. A degradação do bioma traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação captura o carbono da atmosfera (responsável pelo efeito estufa), regula o fluxo de água no período de secas e enchentes, regula os níveis do lençol freático, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a preservação da diversidade biológica.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90