Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/09/2013 às 12h04min - Atualizada em 08/09/2013 às 12h04min

Estudantes e pioneiros participam da Semana da Pátria no Araguaia

Olhar Direto
Olhar Direto

As escolas e creches de Barra do Garças participaram ao longo desta semana da programação alusiva aos 191 anos de independência do Brasil com atividades em frente a prefeitura. Foi um período de diferente em que autoridades falara sobre patriotismo e a contribuição dos heróis do passado com a independência e depois a criação da república federativa do Brasil.

A programação foi coordenada pela secretária de Educação, Fátima Aparecida Rezende (PT), e a cada dia tinha uma instituição ou escola para homenagear o Brasil com apresentação de jogral, música, dança ou poema.

Um fato chamou atenção ao longo da Semana da Pátria em Barra do Garças foi a presença do servidor aposentado dos Correios, Eurípedes Esteves, conhecido como DCT. Acompanhado da esposa Judith, DCT contou com orgulho detalhes da primeira comemoração do Sete de Setembro na cidade que ocorreu em 1949.

A cidade de Barra do Garças está prestes a comemorar o seu primeiro aniversário e as autoridades da época se reuniram na porta dos Correios na rua 1° de Maio para cantarem o hino nacional e hastear as bandeiras. O pavilhão nacional foi erguido pelo primeiro juiz da cidade; o primeiro delegado esteve a frente do pavilhão estadual e o prefeito de Barra, Antônio Paulo da Costa Bilego no pavilhão municipal.

“Eu me sinto extremamente emocionando de ainda estar aqui e poder contar essa história ao nosso povo. Foram seis homens honrados que se uniram na época e decidiram mudar a sede do município de Araguaiana para Barra do Garças em função da Fundação Brasil Central que passava por Barra e para região isso foi um avanço”, conta DCT.

Na manhã de sábado (7), DCT foi convidado pelo prefeito Roberto Farias para fazer parte do palanque de autoridades na comemoração dos 191 anos de independência do Brasil. O desfile militar encerrou a Semana da Pátria. No próximo domingo, dia 15, será a vez de Barra ser homenageada pelos 65 anos de existência com um desfile ampliado já com a participação das escolas, faculdades, creches e instituições do município. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90