Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/11/2019 às 18h50min - Atualizada em 13/11/2019 às 18h50min

Prefeitura assina convênio com faculdade para cessão de médicos a unidades de saúde de Barra do Garças

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA / AGUA BOA NEWS


A Prefeitura de Barra do Garças assinou na quarta-feira (13/11), um convênio de cooperação com a Faculdade Morgana Potrich (FAMP), de Mineiros (GO) para a vinda de 24 futuros médicos que atuarão nas unidades de saúde do município. O documento foi assinado pelo prefeito Roberto Farias e pela diretora geral da instituição, Morgana Potrich, secretários e vereadores.

Com o convênio, a faculdade que mantém um curso de Medicina em Mineiros, cederá pelo período de quatro anos, 24 profissionais a cada ano para o Hospital e Pronto Socorro Milton Morbeck, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), policlínicas e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com alternância de especialidades a cada seis semanas.

Barra do Garças será a primeira cidade de Mato Grosso a ser beneficiada com a cessão de acadêmicos-médicos pela Faculdade Morgana Potrich. A instituição já mantém convênios com as Prefeituras de Goiânia, aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Itumbiara, todas em Goiás, para esse tipo de atendimento médico. A parceria conta também com o apoio do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar).



O prefeito roberto Farias comemorou a assinatura do convênio. Segundo ele, serão mais 24 médicos que estarão atuando na atenção básica e nas unidades de saúde, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população de Barra do Garças. “Nós vamos ter aqui um reforço na nossa estrutura de quase 100 médicos entre saúde básica, média e alta complexidade, ou seja, Barra do Garças estará bem servida com a chegada desses novos profissionais”, disse.

Na assinatura do convênio, Roberto Farias agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, representada no ato pelos vereadores Dr. Neto, Murilo Valoes, Zé Gota e Garrincha. Explicou que sem esse apoio não seria possível a assinatura da parceria. “Isso mostra o compromisso da Prefeitura e da Câmara com a melhoria da saúde do município”, destacou, ressaltando que a meta, além de atender a zona urbana, é atender também a zona rural e as aldeias indígenas com a chegada desses médicos.

De acordo com a diretora geral da FAMP, Morgana Potrich, durante os primeiros seis meses serão 24 alunos-médicos em rotatividade para o atendimento nas áreas de ginecologia-obstetrícia, pediatria, saúde mental, saúde coletiva da família, clínica médica e clínica-cirúrgica.  “Ao longo de quatro anos serão mais de 100 acadêmicos que estarão atuando em Barra do Garças para levar saúde a população que mais precisa”, informou.

Para assinar a parceria com Barra do Garças, a Faculdade Morgana Potrich realizou um estudo de viabilidade no raio de 500 km a partir de Mineiros e concluiu que Barra se enquadrava dentro dos parâmetros estabelecidos para a recepção dos acadêmicos-médicos pela estrutura disponível na área de saúde.

O ato de assinatura do convênio foi prestigiado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, pelos secretários Clênia Monteiro (Saúde), Paulo Henrique Borges (Aquicultura e Pesca), Albérico Rocha Lima (Educação), Lucely Torres (Finanças), Mônica Porto (Turismo) e Vander Lima (Comunicação), vereadores Dr. Neto, Murilo Valores, Zé Gota e Garrincha, o reitor do Univar, professor Marcelo Soler, o advogado Túlio Lacerda, representantes da FAMP e membros da saúde do município.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90