Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/11/2019 às 11h12min - Atualizada em 09/11/2019 às 11h12min

Sete mil pessoas prestigiaram inauguração da feira livre de Barra do Garças

A feira da Agricultura Familiar será realizada toda noite de sexta-feira na avenida Salomé

Francis Amorim / Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG


A noite de sexta-feira (8), foi marcada pela abertura da Feira Livre da Agricultura Familiar, na avenida Salomé José Rodrigues, em Barra do Garças. Já na primeira edição, o evento atraiu cerca de sete mil pessoas, um sucesso total de público e venda. O prefeito Roberto Farias, acompanhado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, secretários e vereadores prestigiaram a inauguração.

A feira, criada pelas associações de pequenos produtores e entidades representativas, resgata uma cultura implantada no município há mais de 50 anos: a tradicional feira de rua, que havia sido desativada há alguns anos, mas que retorna com força total neste final de ano. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

O sucesso da primeira noite, segundo os representantes das entidades, pôde ser medido pelo grande volume de produtos comercializados nas primeiras da feira. O frango caipira, por exemplo, se esgotou em menos de uma hora e outros gêneros também acabaram antes do término. Nas bancas a satisfação dos feirantes estava estampada no semblante de cada ano, que festejava a volta de feira livre.



“Esse era um grande sonho dos produtores. E hoje, graças ao apoio do prefeito Roberto Farias, dos vereadores e secretários, estamos realizando esse sonho, trazendo a feira para a rua, reunindo os produtores para comercializar os seus produtos e o que é mais importante: trazendo o consumidor para a compra de gêneros de qualidade”, disse o presidente da Hortiagro, Marcos Roberto, o Marcão. 

Nesta primeira edição, as associações contabilizaram cerca de 300 feirantes, mas a expectativa é chegar aos 400 na próxima sexta-feira (15). “Estamos passando por alguns justes, mas superou expectativa essa abertura. O consumidor compareceu para prestigiar e comprar. Muitos produtos se esgotaram rápido, mas todos estão de parabéns pelo sucesso”, disse o coordenador do MLT, João Batista.

Além do comércio de produtos diversos, a Feira Livre da Agricultura Familiar foi marcada também por uma ação de cidadania realizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Univar, ofertando vários serviços, como corte de cabelos, massagens, fisioterapia e exposição da Oficina Construir “Do lixo ao Luxo”.

Prefeito caminha pela avenida

Feliz com o sucesso de abertura, o prefeito Roberto Farias, acompanhado pelo vice-prefeito Weliton Marcos, secretários, vereadores e presidentes das associações, percorreu os mais de 950 metros de extensão da feira, desde a rua Dom Aquino a rua 15 de Novembro para conhecer a estrutura e conversar com feirantes e consumidores.

“Esse é um sonho que com a união de forças se tornou realidade. Prefeitura, Câmara e associações. Todos estão de parabéns por essa união pelo desenvolvimento de Barra do Garças. Só com o amor que todos sentem por Barra do Garças foi possível promover essa grande feira”, disse o prefeito, comemorando o sucesso e lamentando que tinha ido a feira comprar um frango, mas o estoque já tinha acabado. “Cheguei tarde, mas estou feliz com esse sucesso”, destacou.

Ao longo da avenida, o prefeito foi parabenizado pelo apoio na implantação da feira. Feirantes e populares aproveitaram para tirar fotos, apresentar sugestões e, principalmente, agradecer pela feira que está de volta às suas origens, além de criar em Barra do Garças um espaço para que o consumidor possa comprar produtos de qualidade direto do produtor e a preços acessíveis.

“Isso aqui é do povo. Barra do Garças merece muito mais. Eu como filho de Barra do Garças estava com saudade e quero ver se ainda tem garapa para relembrar os bons tempos na companhia de meu pai, o saudoso Wilmar Peres de Farias, quando o acompanhava na rua Mato Grosso com apenas cinco anos de idade”, relembrou, não escondendo a emoção ao acompanhar a multidão que se deslocou para prestigiar a nova feira do município.

Ainda na avenida Salomé José Rodrigues, o prefeito participou de uma apresentação cultural do grupo Abadá Capoeira e também ouviu palavras de elogios do folclórico comunicador Adilson Ferreira Dantas, o Baiano Doido, idealizador da primeira feira de rua de Barra do Garças no final da década de 60, que o parabenizou pelo retorno da feira à rua.

Todos os produtos comercializados na feira de Barra do Garças são inspecionados pela Vigilância Sanitária e passarão a contar com a aferição do Selo Arte, conferido a agricultura familiar.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90