Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/11/2019 às 11h39min - Atualizada em 05/11/2019 às 11h39min

Secretaria de Ação Social representou Barra do Garças na 5ª Conferência Estadual de Diretos do Idoso

Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA


A Secretaria de Assistência Social de Barra do Garças participou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Cuiabá, da 5ª Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) com o tema “Desafios do Envelhecer no Século XXI e as Políticas Públicas”.

A Secretaria foi representada na Capital do Estado pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ronilda Nascimento de Lima e pelo delegado da Conferência Municipal, Dymdy Araújo Makishi. Cerca de 300 pessoas, entre delegados das conferências municipais, representantes de instituições públicas, entidade e sociedade civil compareceram. 

A Conferência teve como objetivo discutir políticas públicas em defesa da pessoa idosa, melhorias dos serviços de saúde e transportes, além da busca pela transformação do espaço democrático por meio de manifestações e apontamentos das necessidades de cada município.



A secretária Adjunta de Direitos Humanos da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Salete Morockoski, representou a secretária Rosamaria de Carvalho, defendeu a importância do evento, apresentando dados sobre o crescimento da população idosa.

“Pesquisas realizadas no país, mostram que em 2060 vamos ter um em cada quatro brasileiros acima de 65 anos. Então, neste sentido, o Estado vem buscando ações para que possamos trazer algumas políticas efetivas que trabalhem com este público. Participamos do lançamento do Programa Viver do Governo Federal, em Brasília para trazer aos municípios a importância da adesão”, disse.

Para o presidente do Cededipi, Francisco Delmondes Bentinho, a escolha do tema e dos eixos é devido a necessidade de integrar a pessoa idosa na família, na comunidade, preservando sua autonomia e seu protagonismo. “A população idosa cresce vertiginosamente. Em Mato Grosso temos mais de 500 mil idosos, então políticas públicas são necessárias para, aos poucos, sanar os gargalhos do cotidiano enfrentados por esse público. Esperamos que daqui saiam propostas que sejam a realidade de cada município. Propostas que serão analisadas, discutidas e votadas para levarmos a (Conferência) Nacional”, disse.  

No entendimento da presidente do Conselho Municipal e conselheira representante de Barra do Garças, Ronilda de Nascimento, os encontros fortalecem a luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa. “O nosso município prioriza a questão do idoso, estamos aqui para dar voz e defender nossas propostas para que elas se tornem leis que garantam os direitos, dessa população”, pontuou.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90