Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/09/2013 às 15h09min - Atualizada em 01/09/2013 às 15h09min

Barra é destaque em site da Espanha sobre aeroporto para extraterrestres

Olhar Direto
MGG / Vasco da Gama

A cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso, foi destaque em site da cidade de Bilbao na Espanha, por ter um projeto para construção de aeroporto para extraterrestres. Essa foi a forma bem humorada que Miguel Gutiérrez Garitano descreveu Barra do Garças e seu potencial místico para os leitores espanhóis. A reportagem saiu no site Vasco da Gama e recorda que o projeto tem 16 anos e foi apresentado pelo vereador Valdon Varjão (falecido) e aprovado pela Câmara Municipal de Barra.

O projeto surgiu, na verdade, com a proposta de criar um observatório para estudos de objetos voadores não-identificados (Ovnis) na Serra Azul, porém se tornou conhecido no mundo como o primeiro aeródromo ou como diz Miguel Gutiérrez, ufódromo para extraterrestres. Em função do projeto, Varjão esteve no programa do Jô Soares e essa notícia foi repercutida durante reunião do G-8 dos presidentes das sete maiores nações e o Brasil como emergente na época em 98.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a ser perguntado sobre o discoporto por um repórter alemão. Gutiérrez destaca que o ‘invento’ brasileiro pode se tornar um atrativo para místicos do mundo inteiro. A reportagem foi postada dia 18 de julho e trás uma foto de um turista sendo fotografado na área do discoporto.

E com isso Barra do Garças vai avançando barreiras e se tornando conhecida no exterior. Dentro dessa linha, o município foi destaque quinta-feira (29) na mídia nacional no programa Caminhos da Reportagem da Tv Brasil, que por 40 minutos tratou sobre os enigmas da região.

O programa da Tv Brasil será reapresentado, domingo (1) a meia-noite. Além do discoporto, a reportagem falou sobre o sumiço do coronel inglês Percy Harrison Fawcett, ocorrido em 1925, quando o britânico procurava uma passagem para uma cidade perdida. Diz a lenda que o inglês pode estar vivo, porém há relatos que ele morreu em contato com os indígenas de Mato Grosso.

O produtor de vídeo, Genito Santos, que participou da reportagem da Tv Brasil e produziu um documentário sobre o assunto, disse que Barra do Garças é respeitada no mundo pelo segmento ufológico. “Aqui existe sim uma força mística que atrai pesquisadores e turistas do mundo inteiro e o projeto do discoporto se tornou um chamariz da região”, ponderou Genito que esteve neste, também no Jô Soares, falando sobre esse potencial místico do Araguaia.

O documentário de Genito, Enigmas da Serra do Roncador, será exibido em setembro, na Tv Amazon Sat. O sumiço de Fawcett inspirou a criação da série Indiana Jones e pode voltar a tela com Brad Pit. O ator teria enviado uma equipe ao Mato Grosso para analisar a possibilidade de fazer um remaker sobre Fawcett, cuja idéia, Genito acredita que ainda não morreu. “A indústria cinematográfica é assim quando menos você espera, ela decide filmar”, finalizou.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90