Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/10/2019 às 15h32min - Atualizada em 16/10/2019 às 15h32min

Secretaria de Saúde promove palestra sobre Outubro Rosa na quinta (17/10) na Câmara de Barra do Garças

O plenário do legislativo está sendo preparado no sentido de receber profissionais e moradores do município para falarem sobre a prevenção ao câncer de mama e uterino

Araguaia Notícia


As mulheres estão convidadas para participarem nesta quinta-feira (17/10) de uma atividade alusiva ao Outubro Rosa às 08h30 no plenário da Câmara Municipal. O recinto está sendo preparado para justamente causar um impacto para as visitantes que estarão lá destaca o presidente do legislativo, Dr Joãozinho.

Enfatizando que este evento é organizado pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças em parceira com a Câmara Municipal. “Nós estaremos aqui recebendo excelentes profissionais que vão falar sobre prevenção à importância de fazer os exames preventivos”, completou o presidente do legislativo.

A secretária de Saúde de Barra do Garças, Clenia Monteiro, convida não só os profissionais da saúde, mas principalmente a população para acompanhar esse evento.

Como se proteger
 
A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Nos últimos anos, o INCA tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização), assim como tem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

O INCA e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90