27/09/2019 às 12h13min - Atualizada em 27/09/2019 às 12h13min

Posto de saúde de Barra do Garças realiza palestra sobre prevenção ao suicídio; VEJA VÍDEO

Araguaia Notícia
Márcia Couto faz parte da equipe da Casa de Passagem da Prefeitura de Barra do Garças-MT


Dentro da programação do Setembro Amarelo, a equipe do posto de saúde do bairro São Sebastião 2, em Barra do Garças-MT, promoveu na quarta-feira (25/9) uma palestra sobre a prevenção ao suicídio, de que forma a comunidade pode ajudar.

A psicóloga e professora Márcia Couto foi convidada pelo enfermeiro Gustavo Matos para falar sobre esse assunto tão delicado, mas que precisa ser debatido porque pode salvar vidas.

Márcia apresentou uma pesquisa recente que ela realizou em Barra do Garças sobre suicídios onde os números são preocupantes. Hoje existem suicídios entre jovens, adultos e até idosos.

Sem contar às tentativas que muitas das vezes não aparecem na estatística oficial. Para modificar essa situação, Marcia destacou o papel importante dos postos de saúde e escolas que podem ajudar a identificar pessoas que estejam com depressão e que precisam de um tratamento.

Marcia faz parte da equipe da Casa de Passagem de Barra do Garças da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Barra do Garças, que faz o acolhimento de pessoas que estão em trânsito ou que moram nas ruas e precisam de uma ajuda. Este serviço conta com total apoio do prefeito Roberto Farias e da secretária de Ação Social Ida Madalena.

A psicóloga ficou satisfeita com o convite formulado pelo enfermeiro Gustavo Matos. “Eu fiquei muito honrada em participar desta palestra e compartilhar também um pouco do que estou vivendo na Casa de Passagem com os colegas do posto de saúde São Sebastião e comunidade. Espero ter contribuído com eles também”, completou.

E na quinta-feira (26/9), Márcia esteve no socioeducativo de Barra do Garças fazendo uma palestra sobre a prevenção ao suicídio para os jovens que estão cumprindo medida socioeducativa também atendendo convite da direção daquela unidade.



Setembro Amarelo
 
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.

São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.8%
75.1%