13/09/2019 às 17h06min - Atualizada em 13/09/2019 às 17h06min

Aragarças realiza caminhada do Setembro Amarelo na prevenção ao suicídio

Araguaia Notícia
Fotos: Claudio Vieira


A comunidade escolar participou na manhã de sexta-feira (13/9) de uma caminhada em Aragarças-GO alusiva a campanha nacional do Setembro Amarelo, que aborda a prevenção ao suicídio. A conscientização é um passo importante para acabar com o preconceito sobre este tema.

A caminhada começou em frente a prefeitura de Aragarças e seguiu até posto fiscal na ponte do rio Araguaia. Participaram desta atividade as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF E CAPS 1

A secretária Dana Vilela elogiou a participação dos jovens durante a caminhada. “Nós termos que envolver cada vez mais a sociedade e a família para discutir esse assunto e procurar auxiliar aquelas pessoas que estão deprimidas e precisam de uma mão amiga. A atenção e o carinho podem evitar o desespero de uma pessoa”, frisou a secretária.

Números preocupam no Brasil

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.





 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.4%
17.7%
75.2%