Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/09/2019 às 12h34min - Atualizada em 12/09/2019 às 12h34min

Carteiros de MT aderem a paralisação nacional; 100 mil pacotes afetados por dia

Gazeta Digital
ARAGUAIA NOTÍCIA / AGUA BOA NEWS


Os servidores dos Correios em Mato Grosso aderiram à greve nacional, que começou nesta quarta-feira (11). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect), a paralisação já atinge 70% da categoria na Grande Cuiabá. No Centro de Distribuição, em Várzea Grande, são encaminhados cerca de 100 mil pacotes – entre encomendas e correspondências – por dia e na unidade apenas os profissionais terceirizados estão trabalhando.
 
Além de Mato Grosso, a greve atinge os 26 estados e o Distrito Federal, porém, em algumas regiões o movimento atinge um maior número de trabalhadores. A principal reivindicação é a assinatura do acordo coletivo da categoria. Sem o documento, os servidores perdem direitos como vale-alimentação e a liberação dos dirigentes sindicais para o trabalho no sindicato.
 
“A empresa simplesmente tirou o acordo coletivo da pauta. Não assinou ou renovou. A maioria dos trabalhadores atua na área operacional, o que impacta muito a distribuição, porque a área administrativa não dá conta do volume. Apenas na Central de Várzea Grande, entre correspondências e encomendas, o volume chega a 100 mil volumes por dia. E é de lá que se distribui para todo o estado. Lá quase todos os concursados pararam”, afirma o dirigente do Sintect, Irineu Sampaio da Silva.


 
No estado, cerca de 1.400 servidores atuam nos Correios. O salário inicial é de R$ 1.600 e o vale-alimentação de R$ 1.600. “O vale é que complementa os salários, que são muito baixos. Além da defasagem no salário, faltam profissionais, porque o nosso último concurso foi em 2011”, explica o sindicalista.
 
Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial da inflação e prorrogação do acordo coletivo que venceu em 31 de julho. Outra questão que é rebatida pelos servidores é sobre a privatização dos Correios, que passa por estudos no BNDES.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90