09/09/2019 às 16h22min - Atualizada em 09/09/2019 às 16h22min
Barra do Garças e mais 6 cidades de MT conquistam a China para exportação de carne bovina
Portal DBO
ARAGUAIA NOTÍCIA
A exportação de carne bovina do Brasil conseguiu avançar no mercado asiático principalmente para China, cliente considerado nota 10. Até então somente o frigorífico JBS Friboi de Barra do Garças era autorizado a vender para China e agora mais seis frigoríficos de Mato Grosso conseguiram esse feito: Redentor de Guarantã do Norte; Marfrig de Tangará da Serra; Naturafrig de Barra do Bugres; Marfrig de Várzea Grande; Agra de Rondonópolis e Vale Grande de Matupá.
Essas informações são do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC). Entre 2018 e 2019, o IMAC realizou duas missões junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Em setembro do ano passado, firmou um protocolo de intenções com o NBCIC (National Beef Cattle Improvement Center), o Centro Nacional de Desenvolvimento da Carne na China, visando à conjugação de esforços para o desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aprimoramento da produção de bovinos chineses e habilitação de plantas frigoríficas para o aumento das exportações de carne bovina de Mato Grosso.
“É objetivo do IMAC promover a carne de Mato Grosso no mercado interno e externo, dando apoio às indústrias e aos produtores e como suporte ao governo do Estado em ações estratégicas de mercado e de desenvolvimento tecnológico da cadeia da carne”, afirma Guilherme Nolasco, presidente do IMAC.
No acumulado de 2019, o Mato Grosso já exportou o equivalente a US$ 97,105 milhões em carne bovina para a China, 13% do total exportado pelo estado nos primeiros oito meses deste ano em valores. Em volume, a participação chinesa este ano foi de 10%, com 19,53 mil toneladas de carne bovina (congelada) de um total de 193 mil toneladas de carne bovina exportada (congelada e resfriada).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI