Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/08/2013 às 11h29min - Atualizada em 26/08/2013 às 11h29min

Creche Proinfancia é instalada no interior de Mato Grosso

Olhar Direto
Olhar Direto

A segunda creche no modelo Proinfancia, para atendimento de crianças de dois a cinco anos de idade, foi inaugurada em Barra do Garças, quarta-feira (21), no bairro Santo Antônio. A creche Esmeralda Gomes de Carvalho foi totalmente reestruturada. O antigo prédio foi demolido dando espaço para uma obra arquitetônica bonita e adaptada para o atendimentos dos pequeninos. Uma das exigências do Governo Federal é que as prefeituras ofereçam creches para crianças de dois anos para que os pais possam trabalhar.

A creche Esmeralda tem capacidade para atender 250 crianças em regime integral. “Essa é a primeira creche do Proinfancia do meu mandato, eu já protocolei em Brasília o pedido junto ao PAC para construir mais três unidades destas em nossa cidade”, frisou o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias (PSD), bastante emocionado durante a cerimônia.

“A última reforma que houve nessa creche foi executada pelo meu saudoso pai Wilmar Peres e eu quero seguir o exemplo dele cuidando das famílias de Barra do Garças”, completou o social-democrata. A secretária de Educação, Fátima Resende (PT), lembrou que a primeira creche Proinfancia do município está instalada no bairro Nova Barra e começou a ser construída em 2008.

Participaram da inauguração o vice-prefeito de Barra, Mauro Piauí (PT), os vereadores Biroska (PSD), Celson Sousa (PV), Comandante Barbosa (PSD), Dr. Neto (PSD), Odorico Kiko (PT) e Welinton Mandioquinha (PMDB). O vice-presidente da Câmara, vereador Celson Souza, discursou em nome do legislativo barra-garcense. “Quero parabenizar o prefeito e os vereadores, e a todos que participaram dessa obra. Quem ganha com está creche são os pais e as crianças que freqüentarão, e vamos buscar junto ao governo mais creches para nossa cidade desse padrão.”

De acordo com o MEC, O projeto Proinfancia faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.

O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

Até outubro de 2012, foram selecionadas 3.019 unidades, beneficiando 1600 municípios das 27 unidades da federação, o que representa investimentos da ordem de R$ 3.418.390.633,30. Até o momento existem 1.195 unidades concluídas ou em fase de conclusão. Para o exercício 2013, está previsto investimento em mais 1,5 mil creches/escolas de educação infantil. Inicialmente serão atendidas cerca de 150 crianças e para o próximo ano a prefeitura busca atender 220 crianças. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90