27/08/2019 às 17h14min - Atualizada em 27/08/2019 às 17h14min

Início da obra da Beira Rio descobre esgotos clandestinos e lixos na margem do Rio Garças

O prefeito Roberto Farias explica que obra da Beira Rio colocará a cidade virada para o rio e com isso haverá mais preservação da margem do Garças

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Assessoria


Relatórios encaminhados pela Secretaria de Planejamento Urbano e Obras a empresa Águas de Barra do Garças, concessionária dos serviços de água e esgoto da cidade, apontam para a prática de vários crimes ambientais às margens do rio Garças. A situação foi detectada durante os serviços de limpeza para o início da obra da avenida Beira Rio, com a descoberto de esgotos clandestinos sendo jogados no rio.

Nos relatórios o município denuncia a concessionária e ao órgão a presença de esgoto sanitário efluindo da tubulação do sistema de drenagem de águas pluviais com o despejo dos dejetos nas águas do Garças. A Secretaria detectou as irregularidades em dois pontos: na rua Goiás e aos fundos do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O secretário de Planejamento Urbano e Obras, Agvailton Alves Júnior solicitou a Águas de Barra do Garças medidas para a identificação dos responsáveis para encaminhamentos o Departamento de Vigilância Sanitária para as providências necessárias no sentido de evitar possíveis ligações clandestinas e responsabilizar os infratores. Fotos mostrando a real situação do local foram anexadas aos relatórios.



Além dos esgotos jogados no leito do rio, a Prefeitura detectou também o acumulo de lixo às margens, sendo necessário a utilização de maquinários para a remoção dos excessos que comprometiam a área de preservação ambiental, formada por matas ciliares. 

Com a exceção da avenida Beira Rio, às margens do rio Garças será urbanizada com a preservação das árvores nativas, plantio de duas mil mudas árvores, plantas ornamentais e com a adoção de políticas públicas para a manutenção da área que deve ser preservado, conforme prevê o projeto da obra.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.7%
5.1%
18.9%
74.4%