22/08/2019 às 17h24min - Atualizada em 22/08/2019 às 17h24min

Valtenir se diz surpreso com ação da PF, jura inocência e afirma confiar na Justiça

Patricia Sanches / RDNews
ARAGUAIA NOTÍCIA
Suplente de deputado federal, Valtenir Pereira nega crimes e diz que vai provar inocência


O suplente de deputado federal Valtenir Pereira (MDB) se diz surpreso com o cumprimento de mandado de busca e apreenção em seu apartamento, localizado na avenida do CPA, próximo ao Pantanal Shopping.

Alvo da Operação Tapiraguaia II, deflagrada pela Polícia Federal, o ex-parlamentar garante ser inocente e que está à disposição da polícia. “Estou absolutamente tranquilo porque não fiz nada de errado. A relação que tenho com as prefeituras em questão é institucional”.
 
Ele reclama ainda da “visita” policial ter ocorrido justamente no dia do aniversário de sua filha. “Tudo será devidamente esclarecido na instância adequada. Estou à disposição das autoridades e confio na Justiça!”

Valtenir e outros são acusados de montar esquema com dinheiro repassado para recuperação de cidades atingidas pelas chuvas. Estão sendo presos o ex-prefeito de Confresa, Gaspar Lazzari (PSD), e o assessor parlamentar Marcelo Luiz Faustino, que já está na sede do órgão em Cuiabá. 

A ação visa combater um esquema de desvio de recursos públicos federais e pagamento de propinas nas prefeituras de Confresa e Serra Nova Dourada.



Caso

As investigações mostram que o então deputado teria viabilizado a realização de convênios entre o Ministério da Integração Nacional – Secretaria Nacional da Defesa Civil e as prefeituras, amparando-se na justificativa de construção de pontes de concreto emergenciais, devido às enchentes provocadas pelas chuvas.

Os prefeitos, beneficiados com os recursos federais, realizavam licitações repletas de irregularidades, combinando previamente com os empresários contratados para a execução das obras. Os políticos exigiam propinas a essas pessoas, na medida em que fossem realizados os pagamentos.

Membros do MPF, PF e CGU detalham "conluio" entre Valtenir, ex-prefeitos e empreiteiros e como era rateio de propina veja no vídeo abaixo>>>

Veja, abaixo, a nota de ValtenirFiquei surpreso com a diligência que foi realizada em minha residência nessa manhã do dia 22/08/19, dia do aniversário da minha Filha.
Estou absolutamente tranquilo porque não fiz nada de errado. A relação que tenho com as prefeituras em questão é institucional.
Tudo será devidamente esclarecido na instância adequada. Estou à disposição das autoridades e confio na Justiça!
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
4.5%
20.0%
73.9%