Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
14/08/2019 às 22h23min - Atualizada em 14/08/2019 às 22h23min

Terras Indígenas sofrem com fogo vindo de fazendas vizinhas no Norte Araguaia; VEJA VÍDEO

Agencia da Notícia
ARAGUAIA NOTÍCIA


Na última semana, a aldeia Urubu Branco à 60km de Confresa foi invadida por fogo tendo boa parte de seu território tomado pelas chamas.

Não se trata da primeira vez em que episódios assim acontecem nas terras indígenas. Visto que existem fazendas e terras aos redores que possibilitam a chegada do fogo até a reserva.

Em um vídeo divulgado na última semana na rede de comunicação WhatsApp, os indígenas mostram a grande quantidade de chamas em alta intensidade e perigo que as mesmas apresentavam. Durante o episódio, os moradores enviaram mensagens que pediam por ajuda e socorro.

Em conversa com o Agência da Notícia, o cacique Elber Tapi’tawã, relatou que essa não é a primeira vez em que as terras indígenas ficam comprometidas pelo fogo. “Já pedimos o apoio de todas as fazendas que fazem limite com o nosso território, mas não obtivemos sucesso” afirmou ele.

O cacique ainda relatou que foi feito um contato com as instituições governamentais para que providências sejam tomadas, no entanto não houve resposta.

A equipe do Agência da Notícia procurou o Comando do Núcleo Bombeiro Militar de Confresa, para averiguar as informações repassadas. Em resposta, foi afirmado que não houve nenhuma solicitação de socorro nas proximidades da aldeia.

Em conversa, o 2º Sargento Macleiton Oliveira Soares contou que o Núcleo Bombeiro Militar de Confresa no momento, não conta com os trabalhos dos agentes comunitários de defesa civil. Dessa forma, o efetivo do NBM é restrito à 12 bombeiros que trabalham em diferentes turnos, priorizando a área urbana.

 Diante da maior demanda, a priorização do trabalho do corpo de Bombeiros é o perímetro urbano, no entanto, o sargento destaca que qualquer emergência similar nas áreas rurais, é possível ligar nos números (66) 3401-1664 para acionar o Batalhão de Emergências Ambientais  (BEA).

 

Veja vídeo

 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90