Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/08/2019 às 08h31min - Atualizada em 10/08/2019 às 08h31min

Indea alerta sobre foco de raiva bovina na região do Araguaia

A descoberta aconteceu na região de Ribeirãozinho e Torixoréu

Kayk Alves / SEMANA 7
ARAGUAIA NOTÍCIA


Um foco de raiva bovina foi encontrado, no último dia 3, em uma propriedade rural, próxima ao trevo de acesso a Ribeirãozinho, na MT-100. Segundo os técnicos do Indea, os produtores próximos à região, que inclui fazendas em Torixoréu, serão notificados para a vacinação de animais.    

A descoberta é do médico veterinário Danilo Coelho Domingos, que foi confirmada pelos técnicos locais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). As propriedades em um raio de 12 quilômetros de onde o caso foi identificado devem ficar alerta. Segundo o técnico do Indea, Rafael Sá, se não for controlada, a doença pode se contaminar todo o rebanho da região.    



Os proprietários dentro desse perímetro estão sendo notificados para a vacinação compulsória, contra a doença. Aqueles que receberem a notificação e não aplicarem a dose nos animais herbívoros, ficam sujeitos a serem multados. Além de fazendas em Ribeirãozinho, alguns produtores no município de Torixoréu também devem vacinar seus rebanhos.    

O Indea já está atuando na região para fazer o combate do transmissor da doença. Por isso, está solicitando informações aos produtores sobre cavernas ou grutas nas redondezas, locais onde geralmente se abrigam morcegos hematófagos. Os hábitos alimentares da espécie, que costuma morder animais para extrair seu sangue, permitem a transmissão do vírus da raiva.    

É importante que o produtor observe o comportamento dos bovinos, sobretudo sinais que podem indicar contaminação. Animal cambaleando por dois ou três dias, por exemplo, deve ser notificado ao Indea para uma investigação veterinária.    
A doença também pode ser transmitida a humanos. Para evitar riscos, o produtor não deve ter contato direto com a boca do animal contaminado ou com suspeita de contaminação.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90