Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/08/2019 às 16h57min - Atualizada em 07/08/2019 às 16h57min

Semana Pedagógica do UniCathedral é encerrada com sucesso

Michele Faifer / Assessoria UniCathedral
ARAGUAIA NOTÍCIA


Foi realizado na noite de ontem, 05/08, no auditório do Centro Universitário UniCathedral o encerramento da Semana Pedagógica 2019/2. A última palestra do evento abordou a temática: “Possibilidades de mediação pedagógica com tecnologias”, ministrada pela professora dra. Roberta Guedes.

Roberta Guedes é doutoranda em ciências sociais e mestre em educação. Possui especialização em: gestão de instituições de ensino; tecnologias educacionais; formação de grupos colaborativos; e MBA em gestão corporativa. Atua na educação básica há 24 anos e no ensino superior há 10 anos, exercendo cargos de docência e gestão em ambas.

Atualmente Roberta é gerente da câmara de educação básica da Associação Nacional de Educação Católica – ANEC, assessorando 1.100 escolas católicas do Brasil. Roberta Guedes também coordena o curso de Pedagogia e Letras do UniProjeção, e realiza programas de formação continuada como assessora de instituições de ensino no Brasil.

Durante a palestra a professora abordou sobre a importância de utilizar novas ferramentas de aprendizagem a favor do aluno e do professor. Roberta também apresentou alguns exemplos de metodologias que podem ser usadas no ensino híbrido, enfatizando a metodologia ativa e atividades que proporcionam aprendizagem colaborativa.

“A metodologia ativa contribui para que o aluno seja protagonista da sua aprendizagem. A utilização dessa metodologia irá evitar que o aluno fique passivamente esperando que o conhecimento seja entregue. Já as aprendizagens colaborativas auxiliam para que o aluno possa construir o seu conhecimento com maior profundidade, por meios dessas atividades”, explicou Roberta Guedes.

Segundo a palestrante, o professor precisa explorar os recursos tecnológicos que eles possuem para deixar a aula mais dinâmica e interessante. “O aluno só irá aprender fazendo, por isso é importante desenvolver atividades práticas que utilizem a tecnologia a favor de ambos. O professor que não sai da mesmice dificilmente conseguirá despertar a atenção dos seus alunos”, afirmou Roberta.

No decorrer da palestra Roberta também incentivou os presentes a refletirem sobre o novo cenário educacional e os desafios que são colocados aos docentes do ensino superior. Segundo ela, é de suma importância que os professores avaliem e compreendam a necessidade de realizarem processos de ensinos inovadores, e o quanto a tecnologia pode ser uma excelente aliada para garantir uma oferta de ensino de qualidade.

Após a palestra, foi oferecido um coffee break e logo em seguida o coral Vozes do UniCathedral realizou uma apresentação, finalizando o evento com sucesso.
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90