Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/08/2019 às 06h42min - Atualizada em 01/08/2019 às 06h42min

Juiz suspende mais de mil processos do mesmo advogado contra operadora no Araguaia com suspeita de fraude

Lucas Braga / Tecnoblog, TeleSíntese e Semana7
ARAGUAIA NOTÍCIA


Um juiz que atua na região do Araguaia em Mato Grosso estranhou um grande volume de processos contra a operadora Tim com pedido de indenização de R$ 10 mil, todos vindos do mesmo advogado; uma investigação descobriu que vários dos autores da ação nem eram clientes da operadora. Processos judiciais contra empresas de serviços e bens de consumo costumam ser frequentes, e há pessoas que se aproveitam disso para levar vantagem.

Ao perceber um grande volume de ações sobre o mesmo assunto, o juiz Alexandre Meinberg Ceroy, da cidade de Novo São Joaquim (MT), abriu investigação. As ações pediam indenização com a justificativa de inscrição irregular nos órgãos de proteção ao crédito, com valor da causa de R$ 10 mil.

Os oficiais de justiça não acharam centenas de autores das ações, e, quando conseguiam localizá-los, descobriam que eles nem eram clientes da operadora. No total, foram descobertas 1.114 ações contra a TIM cujo advogado é o mesmo.

O número é completamente desproporcional à população de Novo São Joaquim, que possui 5.199 moradores. O juiz exemplificou que “seria como se na cidade de Cuiabá – cuja população estimada é de aproximadamente 600 mil pessoas – fossem ajuizadas 120 mil ações contra a mesma operadora de telefonia, pelo mesmo advogado”.

Todos os processos do advogado contra a Tim foram suspensos pelo juiz. E o operador do Direito deverá responder um inquérito na Polícia Judiciária Civil, com acompanhamento do Ministério Público, por suposta prática de crimes como uso de documento falso e formação de quadrilha.

Em comunicado ao TeleSíntese, a Tim diz que “a captação irregular de clientes com ajuizamento de demandas artificiais está tomando proporções nacionais, lesando não só as empresas, mas os consumidores de boa-fé que têm o acesso ao Judiciário prejudicado”.

 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90