Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
31/07/2019 às 07h45min - Atualizada em 31/07/2019 às 07h45min

Curso de Jornalismo de Barra do Garças comemora 10 anos com mostra de trabalhos

Barbara Argôlo Soares / Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA


O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia -- realizará entre os dias 29 de julho e 1º de agosto a II Mostra do curso com o objetivo de expor as atividades realizadas na universidade. Durante o evento, que marca os dez anos de criação do curso, os professores e estudantes irão expor seus projetos e trabalhos acadêmicos, explicando sua importância para a comunidade universitária e para a sociedade.

Para o professor de produção audiovisual, Gilson Costa, o marco dos dez anos consolida o curso, que conta com um quadro de professores, em sua maioria, com o título de doutor, o que agrega valor e conhecimento ao campo jornalístico.

Ele ressalta, ainda, o fato de que a maioria dos alunos formados no curso se destacaram em diferentes áreas e isso é devido às experiências que tiveram ao longo da sua formação. Neste sentindo, a mostra serve para dar um vislumbre sobre o que pode ser feito além da grade curricular obrigatória.

Além da exposição dentro da universidade nos dias 29 e 30, no dia 31 o curso irá participar da mostra de curso do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, no estacionamento do Barra Center Shopping, uma promoção da Gerência de Graduação e Extensão do Campus Araguaia que tem como objetivo principal levar a produção acadêmica da universidade até a sociedade.

Um dos objetivos é contrapor um discurso falacioso que circula abundantemente pelas redes sociais segundo o qual a universidade nada produz, identificando-a como um espaço de balbúrdia, como chegou a afirmar, equivocadamente, o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O objetivo, portanto, é mostrar que, além de formarem profissionais capacitados, as universidades públicas são responsáveis por 90% da pesquisa que se faz no Brasil.

Essa programação específica do curso de jornalismo no estacionamento do shopping, no dia 31 de julho, das 10h00 às 22h00, está aberta à visitação do público em geral. Segundo o coordenador dessa atividade e do curso, professor Antonio Sebastião da Silva, docentes e estudantes vão mostrar aos visitantes o que faz um jornalista e como o curso de jornalismo chegou aos seus 10 anos. Já no dia 1º de agosto (quinta-feira), a II Mostra de Curso de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia volta para o auditório/sala 224 da unidade de Barra do Garças para a programação de caráter mais festiva, alusiva aos 10 anos do curso.

Para esse dia, a equipe coordenada pelo professor Jorge Arlan de Oliveira Pereira está preparando exposição de fotografias, vídeos e depoimentos que registram e marcam a trajetória do curso, além de atividades culturais e algumas surpresas.

Para o coordenador-geral da Mostra de Jornalismo, professor Edson Luiz Spenthof, as duas ações têm igual importância, pois fazer a mostra para o público interno é uma socialização do conhecimento e, para o público externo, é uma prestação necessária de contas.

A abertura do evento acontecerá no dia 29, às 19 horas e, assim como a exposição dos projetos, será na sala 224 da unidade de Barra do Garças do Campus Araguaia da UFMT, próximo à rotatória que marca a saída para Cuiabá (BR 070) e para o Estado do Pará (BR158).

Para participar do evento na UFMT, bastar se inscrever no site www.even3.com.br/mostradejor/. O investimento é de R$ 5,00 para alunos e R$ 20,00 para professores. O pagamento será realizado no momento do credenciamento. Para mais informações, [email protected] (assessoria de imprensa).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90