Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/07/2019 às 18h24min - Atualizada em 15/07/2019 às 18h24min

Trilha das cachoeiras no Parque Serra Azul é liberada em Barra do Garças

Vander Lima / Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Assessoria


A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação Social percorreu na manhã deste domingo (14), o trecho que vai da escadaria da fé até o final da trilha das cachoeiras, liberada em caráter experimental na terça-feira (9). A saída foi do pé da Escadaria, e depois de subir 1200 degraus, percorreu o trecho de acesso ao Mirante do Cristo, estrada que foi recuperada, estando em boas condições e com sinalização, inclusive com a indicação da velocidade permitida (30 KM) e locais de descanso, todos com lixeiras, neste ponto além de encontrar os carros que são autorizados a subir (10 por dia) desde que esteja levando ao menos uma criança, idoso ou pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas que enfrentam o duro trajeto desde a entrada da guarita principal. 

Na entrada da trilha das cachoeiras, onde uma porteira bloqueia o acesso de veículos, está um dos pontos de apoio de acesso, um trailer em que um funcionário do Parque faz a entrega de senha que deve ser devolvida no final do trajeto (Cachoeira da usina). Logo nos primeiros metros a trilha bem batida entre a mata liga a uma ponte de madeira que garante a travessia segura sobre o Córrego Voadeira, no outro lado inicia um trecho com grau de dificuldade de médio a alto, passando por locais formados por pedras, com descidas onde o nível de atenção tem de ser máximo. Muito bem sinalizada aparece a primeira estação (Astynax Xavante), com 3 metros de queda e profundidade de 1,4 metros. Poucos metros à frente uma pequena queda de água (Estação Mauritia) com 1,75 m de altura. 

A trilha segue e na medida que avança, o grau de dificuldade vai aumentando, em alguns casos com paredão de um lado e a cachoeira (cada vez maiores) de outro. Chega a terceira estação (Tococa formicária) com 5,60 m mas com pouca profundidade (0,70).  Neste ponto encontramos os primeiros banhistas, deslumbrados com a beleza e com muitas paradas para fotos e selfies. 

Na medida que avançamos aumenta o número de visitantes, são grupos maiores que fazem o sentido contrário (saíram da Usina e seguem para o Parque), chegamos então na estação Augusta (Antiga Playmobil) com altura de 18 metros e profundidade de 2,10m, apesar da água fria, algumas pessoas tomavam banho e a maioria apreciando a bela paisagem, nas margens locas apontando a presença recente de animais (talvez na noite anterior). A trilha segue já próximo da cachoeira da Usina com um cenário deslumbrante, onde é possível avistar pela primeira vez a cidade de Barra do Garças a frente e do lado, as antenas do morro do Cristo. 

Ao chegar na Usina (área privada) um agente de fiscalização da ‘Aliança da terra’ recolhe a senha, mas o passeio continua, próximo da entrada do Clube da Usina inicia uma nova trilha de 600 metros de descida, dando acesso à Cachoeira Pé da Serra, no caminho placas informam que o local está interditado para banho devido desmoronamentos. Chega ao fim então a trilha das cachoeiras com muitas aventuras, emoções, belíssimas fotos e um contato direto com a natureza, o trajeto muito bem sinalizado e seguro. 

Com um bom nível de preparação, nossa equipe fez todo o trajeto de aproximadamente 4,5 KM (pé da escadaria até a cachoeira Pé da Serra) em duas horas. Em geral o tempo varia de 2 a 5 horas, dependendo das condições físicas e das paradas para banho, fotos, etc. (estimativa média de 2h30 só na trilha). Quem optar por uma caminhada mais leve, pode ir de carro até a entrada das trilhas, desde que haja no carro ao menos uma criança ou idoso (lembrando que são apenas 10 carros por dia), e a distância diminui para 2,35 KM.   

O acesso ao Parque Estadual da Serra Azul é liberado de terça a domingo nos seguintes horários: 
•       Escadaria da Fé – 06:00 às 11:00 horas e 15:00 às 18:00 horas.
•       Guarita Principal (Estrada do CINDACTA) – 07:00 às 15:00 horas (veículos 16:00 horas).
Pedimos atenção aos motoristas, não há estacionamento e a via é estreita.
•       Clube da Usina (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas.
•       Estacionamento do Garrincha (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas (sujeito à alterações).
 
Horário de funcionamento das unidades administrativas da GRPQ_SERAZ:
•       Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) funcionará das 08:00 às 17:00 horas.
•       A UFM I (Mirante do Cristo) – 07:00 às 11:30 horas e das 15:00 às 18:30 horas.
•       A UFM II (Porteira, “Chácara da Prefeitura”) – 07:00 às 15:00 horas.
•       Sala da Gerência (SEMA Av. Min. João Alberto) – 12:00 às 18:00 horas.
 
         Mais uma vez lembramos que a reabertura é experimental e que o PESA estará totalmente fechado às segundas-feiras para manutenções de rotina e reposição de horas trabalhadas no fim de semana. Colabore com as regras do Parque Serra Azul (sujeito à autuação).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90