Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/08/2013 às 12h38min - Atualizada em 11/08/2013 às 12h38min

Artesanato sobrevive no Vale do Araguaia com novo formato de incentivo do governo de Mato Grosso

Olhar Direto
Olhar Direto

Principal fonte de renda para milhares de famílias ribeirinhas, o artesanado do Vale do Araguaia está recebendo atenção diferenciada do governo de Mato Grosso, com o Programa de Artesanato (PAB-MT). Prova disso é que até o final da tarde deste domingo (11/08), artesãos e trabalhadores manuais da região do Araguaia poderão aproveitar a realização da 5ª Feira de Negócios em Barra do Garças (MT) para se credenciar junto ao Programa de Artesanato, executado pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Para incrementar a divulgação do artesanato de Mato Grosso e oportunizar a comercialização dos produtos foi montado um estande durante o evento onde estão sendo confeccionadas as carteiras profissionais dos artesãos.

“Estamos com um grande espaço no evento com mais de três mil peças. São trabalhos de cerca de 100 artesãos de várias regiões do Estado. Contamos também com uma equipe de servidores pronta para orientar e emitir este documento considerado tão importante para incentivar a qualificação, a busca pela legalização e principalmente oferecer novas oportunidades”, explica a coordenadora do PAB, Elvira Costa Leite.

O secretário da Sicme, Alan Zanatta, ressalta os benefícios e a importância da carteira de trabalho para os profissionais. “É um passo muito importante para a vida profissional desse trabalhador, lembrando que através desse programa, o artesão tem direito a isenção na cobrança de ICMS para a comercialização dos produtos, a regulamentação da profissão na Carteira de Trabalho, o cadastramento no INSS, a requalificação em cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional”, completou.

Outro ponto positivo do programa segundo Zanatta é que o artesão passa a ser assistido pela secretaria através de ações do Governo do Estado. “O profissional quando necessário é encaminhado para acesso ás linhas de crédito e também tem a oportunidade de expor seus produtos em todos os eventos promovidos pela Sicme”.

Zanatta explicou ainda que “muitos artesãos não tem condições financeiras para montar o próprio ateliê e vender os produtos, ou então, participar de grandes eventos para divulgar sua arte. O nosso papel é contribuir para que o artesanato de Mato Grosso se fortaleça e conquiste novos mercados”, reforçou o secretário.

A artesã Lucileicka da Silva David, moradora de Barra do Garças, conta que a emissão da carteira profissional trouxe mudanças positivas para sua vida. Os produtos antes vendidos apenas na cidade, já percorreram vários estados do Brasil e em breve irá fazer parte de um importante evento internacional. “Me dedico exclusivamente ao artesanato há mais de 15 anos e hoje tenho certeza que nosso trabalho é reconhecido e ganhou espaço. Através do Programa de Artesanato da Sicme surgiram grandes oportunidades, como esta chance de ter sido uma das duas artesãs de Mato Grosso escolhidas para representar o Estado, na exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que será realizada na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro.

Números interessantes

Em Mato Grosso 6.233 mil artesãos já estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que reúne dados dos trabalhadores do segmento em todo o país.

A baixada cuiabana é a região com maior número de artesãos, totalizando dois mil. Entre os produtos de Mato Grosso estão doces, licores, peças utilitárias e decorativas de argila, objetos utilitários decorativos de fibras vegetais, viola de cocho, objetos utilitários e decorativos de madeira, colares, brincos, pulseiras de sementes e de pedras, entre outros.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90