Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/06/2019 às 17h11min - Atualizada em 19/06/2019 às 17h11min

Pioneira de Aragarças que foi professora e enfermeira morre aos 93 anos

Dona Corinta chegou no município aragarcense em 1951, ao lado esposo Alfredo Nery, que foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aragarças. Prefeito José Elias divulgou nota de pesar lamentando a morte da pioneira.

Ronaldo Couto
ARAGUAIA NOTÍCIA


Faleceu por volta das 4 horas da manhã de quarta-feira (19/6), a professora e enfermeira aposentada Corinta Arbués Nery, de 93 anos. Ela teve um problema cardíaco em novembro do ano passado e infelizmente enfraqueceu nos últimos meses vindo a falecer essa madrugada.

Dona Corinta, ao lado esposo, já falecido, Alfredo Nery (que foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aragarças na década de 50), constituíram uma família muito conhecida na região. A família Arbués Nery.

  Nascida na cidade de Araguaiana, dia 30 de Outubro de 1925, dona Corinta foi a primeira professora no município de Torixoréu-MT. E depois disso se mudou para Aragarças onde foi enfermeira no primeiro posto de saúde do município cuidando das vacinas na década de 50.

Dona Corinta deixa nove filhos: Divino Arbues, que é cantor e compositor; Alfredo Nery Filho, escrivão aposentado da
Polícia Civil, Cleber funcionário aposentado da extinta Caixego, Marden professor em Rondonópolis; Ducina do Esplanada Hotel, Darcy Arbués, fiscal da Sefaz-MT e presidente da Afemat, Marilene Arbués, Maristela Arbués, que mora em Várzea Grande; e Marinalva Arbués, que reside em Brasília.

Divino Arbués, bastante emocionado falou sobre a contribuição da mãe dele com a história da região. “Ela lecionou numa época difícil onde as coisas demoravam a chegar dos grandes centros e precisávamos de profissionais na educação para atender a região e foi assim que ela ensinou muita gente a ler e escrever em Torixoréu”, lembra o cantor.

Divino, que também é escritor, disse que o seu primeiro livro denominado ‘Rio e Serra’, enfocando as belezas da região, publicado na década de 90, tem uma dedicatória especial a sua mãe, dona Corinta.

O prefeito José Elias Fernandes emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da pioneira:

“Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dona Corinta. Lamentamos a perda de uma grande mulher que chegou em Aragarças em meados de 1951 acompanhada de seu esposo, o farmacêutico, Alfredo Nery, da Fundação Brasil Central e do Hospital Getúlio Vargas.

Dona Corinta, além de ter administrado a farmácia que o marido montara, foi enfermeira no primeiro Posto de Saúde de Aragarças. Cuidando da parte de vacinas. Profissão que exerceu também em Pontal do Araguaia e Torixoréu) e em Barra do Garças ate a década de 90, quando se aposentou.

Dona Corinta teve dez filhos, sendo um adotado. Deixa oito filhos, dezenove netos e dezenove bisnetos.

Deixo minha solidariedade e da primeira dama, Mara Nei Elias, em nome de todos os servidores da Prefeitura de Aragarças e peço que Deus abençoe e console a todos da família, dando-lhes forca nesse momento de dor. Nota enviada pelo prefeito de Aragarças, José Elias, a comunidade sobre a morte desta pioneira do município.

Dona Corinta está sendo velada na Casa de Velório de Aragarças e sepultamento será às 7 horas da manhã no cemitério de Torixoréu-MT.

Os pêsames à família




 
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90